Prepare-se, torcedor: o futebol brasileiro terá jogos importantes em meio a Natal e Ano Novo, como nos acostumamos a ver no futebol europeu. A CBF divulgou o calendário das quatro divisões do Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil, que irão de 9 de agosto a 24 de fevereiro de 2021. O torcedor terá um gostinho de calendário europeu, embora com um encerramento mais cedo que na Europa. E teremos até uma espécie de Boxing Day à brasileira, com jogos nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro pelo Brasileirão, além do dia 30 pela Copa do Brasil.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, já tinha falado sobre o início do Campeonato Brasileiro ser no dia 9 de agosto. Os clubes decidiram manter as 38 rodadas e a fórmula de disputa, o que criava um imenso desafio: como colocar todos esses jogos, mais a Copa do Brasil (e mais as competições sul-americanas, como Libertadores e Sul-Americana, ainda sem datas) dentro da temporada 2020?

O calendário divulgado pela CBF responde essa pergunta: a temporada 2020 do futebol brasileiro vai ser um tanto à europeia e invadir 2021. E assim, teremos algo que normalmente é muito apreciado por quem assiste futebol no fim do ano, embora seja motivo de reclamação de jogadores e técnicos (com razão): uma maratona de jogos no fim do ano, com direito a partidas em dias próximos a Natal e a Ano Novo. E jogos bem decisivos, porque teremos inclusive semifinal da Copa do Brasil nos dias 23 e 30 de dezembro, entre em peru e outro.

O Brasileirão 2020 vai acabar depois do Carnaval de 2021, que começa no sábado, 13 de fevereiro, e vai até terça, 16. O Brasileirão terá a sua 36ª rodada na quarta-feira de cinzas, no dia 17. No dia 21, a penúltima rodada e no dia 24, uma quarta-feira, por fim será realizada a última rodada do Campeonato Brasileiro.

A final da Copa do Brasil também será em fevereiro, nos dias 3 e 10, duas quartas-feiras. A Série B terminará antes, no dia 30 de janeiro. Já a Série C acaba no dia 26 de janeiro. A Série D invade fevereiro, com a sua última rodada, a final, no dia 7 de fevereiro.

O calendário também prevê as datas de jogos das Eliminatórias da Copa 2022. Serão duas nos dias 3 e 8 de setembro, duas em outubro, 8 e 13, e mais duas em novembro, 12 e 17. A CBF informou que o Brasileirão não irá respeitar as datas Fifa, mas não é que respeitasse antes.

Como já dissemos quando essa bravata foi anunciada pela entidade, mesmo sem a pandemia o calendário da CBF para 2020 não respeitaria as datas Fifa. A entidade continua prevendo jogos nos dias anteriores à data Fifa e imediatamente depois. Ou seja: a seleção joga na quinta e na terça e haverá jogos nas duas quartas, a anterior e a seguinte.

“Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”, destaca o Presidente da CBF, Rogério Caboclo.

A maratona de jogos será um problema, com muitos jogos consecutivos em pouco tempo, como acontece na Inglaterra em dezembro. O aperto causado pela pandemia do coronavírus tornou o calendário ainda mais maluco do que estamos acostumados. O ponto positivo, porém, será que teremos futebol em uma época do ano que normalmente ficamos de saco cheio vendo peladas de fim de ano ou jogos europeus. Estaremos com o Brasileirão pegando fogo e a Copa do Brasil também. Provavelmente com as competições sul-americanas também em fases decisivas.

Para quem assiste, será um dezembro muito interessante de ver. Aliás, janeiro também, porque continuaremos tendo o Brasileirão com jogos decisivos em uma fase absolutamente relevante. Se for um sucesso de audiência, e tem tudo para ser, é possível que vejamos clubes e emissoras mais propensos a um calendário nesses moldes para os próximos anos. Mas aí teria todo o problema político da CBF e sabemos que o nós não se desata tão fácil. De qualquer forma, por mais que a CBF se segure em politicagem, a realidade é por vezes avassaladora. E pode ser o que acontece nesse caso. Veremos como será, mas tem tudo para ser muito interessante e curioso.

Veja como ficam as competições:

Copa do Nordeste

Restam cinco datas, com jogos programados de 21/07/2020 a 04/08/2020.

Campeonato Brasileiro Série A

Todas as 38 rodadas serão disputadas, com jogos passando por período festivo de Natal e Ano Novo e também no Carnaval, de 09/08/2020 a 24/02/2021.

Campeonato Brasileiro Série B

Todas as 38 rodadas serão disputadas, indo de 08/08/2020 a 30/01/2021.

Campeonato Brasileiro Série C

Todas as 26 datas serão disputadas, de 09/08/2020 a 31/01/2021.

Campeonato Brasileiro Série D

Todas as 26 datas serão disputadas, de 06/09/2020 a 07/02/2021.

Copa do Brasil

As 11 rodadas restantes serão disputadas de 26/08/2020 a 10/02/2021.

Veja o Calendário completo da CBF para 2020