A intensa comemoração dos jogadores do Real Madrid após a suada vitória por 1 a 0 sobre o Rayo Vallecano neste domingo, fora de casa, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol, deu a tônica do que foi a partida: truncada, com poucos lances para os dois lados, e decidida em mais um lance genial de Cristiano Ronaldo.

Com o resultado, os merengues atingem agora 64 pontos, ficando a 13 do Barcelona – que mais tarde enfrenta o Atlético de Madrid – e se aproximam cada vez mais do título nacional. O Rayo, por sua vez, perdeu a chance de se aproximar da zona de classificação para as competições europeias e está em nono lugar, com 31 pontos.

No primeiro tempo, a marcação do time da casa dificultou as investidas do Real, que só chegou com perigo em duas oportunidades, ambas com Ronaldo e aos 24 minutos. Primeiro em um chute da ponta esquerda, que passou ao lado do gol defendido por Joel. No lance seguinte, o português dominou pelo meio e, de fora da área, bateu por cima do travessão.

O Rayo, porém, é quem ficou mais perto do gol nos primeiros 45 minutos. Aos 39, Piti recebeu de Emiliano Armenteros dentro da área, cortou para o pé direito e bateu forte, mas acertou a quina do travessão. Pouco depois, após lançamento para a grande área, Sergio Ramos até fez o desarme em Miguel Cuesta, mas a sobra esbarrou em Diego Costa e quase foi para o gol de Iker Casillas.

Na etapa final, o cenário parecia ser o mesmo – o Real Madrid buscando espaços e o Rayo se defendendo e saindo nos contra-ataques. A diferença é que, desta vez, brilhou a estrela de Ronaldo. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, o português dominou a bola, virou de costas para evitar a marcação e, de calcanhar, mandou a bola para as redes, inaugurando o placar.

O Rayo não mudou a postura defensiva: continou dando poucos espaços para o Real e até ficava mais tempo com a bola no pé. Aos 28, chegou até a assustar com Michu, em arremate de esquerda que passou ao lado do gol de Casillas. Os merengues, por sua vez, chegaram perto do segundo gol aos 40 minutos com Sami Khedira, que recebeu cruzamento de José Callejón e escorou de cabeça à direita da baliza rival.

Nos acréscimos, Lass ainda teve uma última chance, ao receber passe de Raúl Tamudo e bater forte, mas mandando a bola à direita do gol madridista. Pouco depois, foi de Ronaldo a oportunidade de mexer no marcador, ao receber de Mesut Özil pela direita e chutar ao lado da baliza. O placar, porém, acabou não sendo mais alterado por nenhum dos lados – para alívio merengue.

Confira os jogos da 24ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado, 25/fev
Racing de Santander 1×1 Sporting de Gijón
Betis 1×1 Getafe
Málaga 5×1 Zaragoza
Espanyol 1×2 Levante

Domingo, 26/fev
Villarreal 2×2 Athletic Bilbao
Rayo Vallecano 0x1 Real Madrid
Valencia x Sevilla
Osasuna x Granada
Real Sociedad x Mallorca
Atlético de Madrid x Barcelona