O Barcelona lidera La Liga ao lado do Real Madrid, com 40 pontos, mas o desempenho do time tem sido muito questionado. Não por acaso, o técnico Ernesto Valverde é algo frequente de críticas da torcida. O meio-campista Sergio Busquets, um dos que não tem rendido tão bem quanto em outras temporadas, admitiu que o time precisa mostrar mais futebol e que há margem para melhora.

“Sabemos que temos que melhorar, não temos estado 100%. Há margem para melhorar. Há jogos que não temos estado bem, mas acontecem bons e maus momentos ao longo da temporada. Temos que tentar ser mais sólidos”, afirmou o jogador à ESPN.

“Está nos faltando um pouco de consistência. Como eu disse, acima de tudo nós precisamos ser mais sólidos. Uma vez que conseguimos isso, eu acho que os resultados virão e nós iremos ver a nossa confiança aumentar. A Supercopa é um bom momento para mostrar isso”, continuou o volante.

Um dos pontos de crítica do Barcelona atual é o seu estilo de jogo. Desde Pep Guardiola, há uma tentativa de manter mais a posse de bola, controlar mais o jogo. Mas houve momentos de diferença e este, atualmente, talvez seja o maior deles, com uma abordagem de jogo mais direta nos passes com o técnico Ernesto Valverde.

Com Xavi e Iniesta no meio, além dele próprio, o Barcelona via a bola passar mais vezes no meio-campo. Perguntado se gostaria que isso voltasse a acontecer, o jogador foi ponderado. “Com os tipos de jogadores que nós temos no Barcelona e o estilo de futebol que nós temos praticado nos últimos anos, isso é o que todo mundo gostaria”, disse Busquets.

“Mas também é verdade que o adversário pressiona muito mais e alguns times irão jogar homem a homem conosco. Isso torna tudo difícil, porque perder a bola pode ter sérias consequências”, explicou Busquets. “Então, sim, em geral, nós gostaríamos [de ter mais a bola no meio-campo], mas você não pode sempre fazer isso. Nós temos que procurar um jeito, ter um plano e tentar executar da melhor maneira possível”.

Apesar das críticas ao estilo de jogo de um time que vem jogando muito menos do que pode – e por vezes salvo pela qualidade individual dos seus jogadores -, o Barcelona segue como o time com mais posse de bola em La Liga, com média de 61,1%.

O Barcelona joga pela Supercopa da Espanha nesta quinta-feira contra o Atlético de Madrid, na Arábia Saudita. Se vencer, joga no dia 12, domingo, a final do torneio contra o Real Madrid. Depois, no dia 19, volta a campo pelo Campeonato Espanhol contra o Granada, no Camp Nou.

NA TV
Supercopa da Espanha – semifinal: Atlético de Madrid x Barcelona
ESPN Brasil (Clique aqui, assine  ganhe 7 dias grátis)