O Brighton conta em seu elenco com dois dos principais jogadores da seleção australiana. Mat Ryan e Aaron Mooy, além disso, estão diretamente envolvidos nos esforços para combater as queimadas que assolam seu país e mataram mais de meio bilhão de animais selvagens. Na última semana, Ryan prometeu doar 500 dólares australianos por cada defesa realizada pelos goleiros na rodada da Premier League. Da mesma maneira, Mooy o acompanharia na oferta. Agora, é o próprio clube que levou em consideração seus atletas e prometeu igualar os valores, também doando A$30 mil.

Mat Ryan é quem mais tem usado suas redes sociais para conscientizar o público e buscar mais engajamento. O goleiro havia feito uma ação junto à associação de jogadores da Austrália, ao doar um valor proporcional ao número de gols anotados na A-League e na W-League, os campeonatos profissionais de futebol masculino e feminino do país, no primeiro final de semana do ano. Já na rodada passada, sua ideia envolveu a Premier League, gerando fundos à Wires Wild Life Rescue – uma organização envolvida no resgate de animais selvagens. As defesas proporcionaram A$30 mil. Mooy, por sua vez, também realizou ações com a associação de jogadores australianos.

Nada mais justo, então, que o Brighton reconhecesse o esforço de seus atletas e entrasse na luta. Chefe-executivo do clube, Paul Barber comentou o ato: “É de partir o coração ver a devastação rasgando a Austrália. Percebemos de perto como isso afetou os nossos dois jogadores. Com Mat e Aaron no elenco, nós temos uma crescente base de fãs na Austrália, incluindo centenas que são membros do grupo de torcedores Seagulls Down Under. Sentimos que era certo mostrar nosso apoio aos dois e igualar sua incrível generosidade”.

Mat Ryan também agradeceu ao Brighton: “Foi realmente uma bela surpresa ouvir as notícias depois do treino. É um gesto fantástico do clube. A adversidade pode trazer o melhor das pessoas e é animador ver a resposta nos últimos dias. Agora, a postura do clube me impressiona. Eu sabia que era uma equipe especial, mas sublinha o valor da comunidade para qualquer um no Brighton – seja local ou global. É um gesto fenomenal e gostaria de agradecer”.

O Brighton ocupa atualmente o 14° lugar na Premier League, com 24 pontos. As Gaivotas terão um jogo importante neste sábado, quando recebem o Aston Villa, em confronto direto contra a zona de rebaixamento. Certamente, terão um apoio especial vindo da Austrália – e de outros cantos que admiram o envolvimento do clube com uma causa tão importante.