Em uma grande manifestação do quanto o desespero pode ser motivador, o Werder Bremen, que havia feito apenas um gol em seus últimos dez jogos como mandante pela Bundesliga, fez seis de uma vez só na última rodada do Campeonato Alemão, goleou o Colônia por 6 a 1 e terá uma última chance de se salvar do rebaixamento nos playoffs contra o terceiro colocado da segunda divisão.

O Bremen é o clube com mais participações na Bundesliga. Desde a fundação, em 1963, ficou fora de apenas uma edição, em 1980/81, após um rebaixamento na temporada anterior. Fez um esforço danado para não disputar a próxima, com 13 derrotas em 15 rodadas entre novembro e maio, mas algumas vitórias importantes na reta final – Freiburg, Schalke, Paderborn e agora contra o Colônia – garantiram pelo menos mais uma chance de se salvar.

E essa chance pode ser justamente no Dérbi do Norte contra o Hamburgo. A segunda divisão disputará sua última rodada, neste domingo, com o Arminia Bielefeld confirmado como campeão. O Stuttgart já garantiu virtualmente o acesso, com três pontos e 11 gols a mais de saldo do que o Heindenheim, terceiro colocado.

O Hamburgo está em quarto lugar, a um ponto da vaga nos playoffs, e recebe o 12º colocado Saundhausen torcendo para que o Arminia Bielefeld tire pontos do Heindeheim. Em caso de empate em pontos, o Hamburgo leva vantagem no saldo de gols: 20 x 12.

O peso desse duelo pode ser medido pelo fato de que, depois das 56 participações na Bundesliga do Werder Bremen, aparecem Bayern de Munique e Hamburgo, com 55 cada.

O suspense durou pouco. Ao fim da primeira meia hora da rodada final da Bundesliga, o Bremen estava muito bem posicionado para o que precisava. Havia feito 3 a 0 no Colônia, que terminou em 14º lugar, com Osako colocando a bola no ângulo, uma bela jogada individual de Rashica e uma batida de primeira de Nickas Füllkrug.

Foi um ótimo começo porque o Bremen precisava tirar quatro gols de diferença no saldo em relação ao Fortuna Düsseldorf, caso ambos terminassem empatados em pontos, o que aconteceria se o Düsseldorf arrancasse um ponto do Union Berlim, mas Anthony Ujah fez 1 a 0 para os caçulas da Bundesliga, aos 26 minutos.

Aos 15 minutos do segundo tempo, a vaga nos playoffs estava praticamente garantida. O Bremen ampliou para 5 a 0, com Klaasen, no rebote de um chute na trave, e Osako fazendo seu segundo gol na partida. Enquanto isso, na capital, Christian Gentner ampliava a vantagem do Union.

Dominic Drexler descontou para o Colônia, e Josh Sargent fechou o placar com um toque de classe na saída do goleiro. O Union Berlim ainda marcou o terceiro, nos minutos finais, com Suleiman Abdullahi.

O Düsseldorf foi rebaixado dois anos depois de retornar à primeira divisão. Havia sido 10º colocado na temporada passada. O Paderborn, lanterna com 20 pontos, já estava com o destino sacramentado.

.

.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

.

.