A rodada do futebol europeu não empolga como em outros finais de semana. Dois jogos interessantes agitam a Inglaterra, e duelos de médios na Espanha e na Alemanha podem certamente agradar, mas a competitividade, a raça e o coração estarão em jogo na América do Sul, onde o Campeonato Brasileiro caminha para o fim, e a Argentina define seu último classificado para a Libertadores.

A luta contra a degola aquece tanto a Série A, em que o Vasco precisa desesperadamente de uma vitória para ir à última rodada com chances, quanto na segunda divisão, que vê o Ceará finalmente com chances de escapar do rebaixamento, justamente na última rodada. Sem falar na briga feroz pela Libertadores. Avellaneda, por sua vez, assiste ao grande clássico entre Independiente e Racing, brigando pelos playoffs da competição continental válidos pelo Campeonato Argentino.

Não quer perder nada? Confira o melhor do final de semana abaixo:

O jogão

Grêmio x Atlético-MG
Domingo, 17h

O Atlético Mineiro enfrenta o Grêmio, em partida que pode lhe garantir o vice-campeonato do Brasileirão, caso empate ou vença os gaúchos. E terá que fazer isso sem treinador. Depois da saída de Levir Culpi, anunciada na última quinta-feira, o responsável pelo clube mineiro será Diogo Giacomini, técnico do sub-20. Mas Levir deixou tudo pronto. Patric entra na lateral direita, no lugar de Marcos Rocha, suspenso, e o resto do time que vem treinando é também o que vem jogando.

O Grêmio ainda não tem os onze iniciais definidos, mas teve as incorporações de Marcelo Grohe e Maicon aos treinamentos. Giuliano tem dores musculares e pode ser um problema. Mas o maior é mesmo o adversário, que tem 66 pontos, quatro a mais que os gaúchos, que precisam vencer o confronto direto e ainda tirar a diferença na última rodada para ficar com o segundo lugar. Com seis pontos de vantagem para o quinto colocado, confirmar a vaga para Libertadores não passa de uma ação protocolar.

O clássico

Independiente x Racing
Domingo, 19h15

Na Argentina, falam que será um dos clássicos de Avellaneda mais quentes dos últimos tempos. O vencedor dos dois duelos classifica-se para a próxima Libertadores, competição que o Independiente, o Rei das Copas, não disputa desde 2011, antes mesmo de ser rebaixado para a segunda divisão. Voltar a ela seria uma afirmação eloquente de que o grande clube argentino está de volta. Para o Racing, o gostinho é outro. Pode ser o de impor uma decepção ao maior rival ou dar uma despedida à altura do técnico Diego Cocca, comandante do último título argentino, e para Diego Milito, que está suspenso da primeira partida, no estádio Libertadores da América. A volta será no Cilindro, em 5 de dezembro.

Fique de olho

Vasco x Santos
Domingo, 17h

O título pode estar decidido, mas o rebaixamento está longe disso. Cinco times disputam ponto a ponto as duas vagas na primeira divisão, e o Vasco tem um duelo essencial contra o Santos, com time reserva, pensando na final da Copa do Brasil. Tem que ganhar e torcer para o Coritiba contra o Palmeiras, o outro envolvido na decisão nacional, também sem os seus principais jogadores, para chegar à ultima rodada, no confronto direto contra os paranaenses, dono do seu próprio destino e sem a preocupação de tirar um caminhão de saldo de gols para se salvar.

O Santos, apesar de escalar um time reserva, quer a vitória porque, caso não ganhe a Copa do Brasil, só poderia se classificar à próxima Libertadores pelo Campeonato Brasileiro. Tem 55 pontos, um a menos que o Internacional, adversário do Fluminense, e que o São Paulo, que pega o Figueirense, outro que luta desesperadamente contra o rebaixamento. Os caminhos dos times que fogem da Série B e buscam a Libertadores se cruzam nesta rodada.

Ceará x Macaé
Sábado, 17h30 (SporTV, menos Ceará)

A briga de foice no escuro pela salvação também estará presente na Série B. O Ceará tem, enfim, a oportunidade de deixar a zona de rebaixamento, justamente na única rodada em que precisa de verdade fazer isso: a última. O desafio é muito simples e ao mesmo tempo muito complicado. Não pode deixar de vencer o Macaé, em um Castelão que promete ótimo público para uma verdadeira final. Se fizer isso, empurra o time carioca para a terceira divisão. Um empate pode servir caso o Oeste perca, em casa, para o Paysandu.

Sevilla x Valencia
Domingo, 17h30 (ESPN+)

O Sevilla conta com a força do Ramón Sánchez, que já lhe foi tão cara, para tentar derrubar o sétimo colocado do Campeonato Espanhol e encerrar uma fase ruim do time, com apenas uma vitória nas últimas cinco partidas por todas as competições. Precisa voltar a vencer para retomar a escalada na tabela. Depois de passar as cinco primeiras rodadas sem vencer, emendou quatro jogos de invencibilidade, mas voltou a tropeçar. No outro lado do duelo, o Valencia também oscila e acabou de ser batido pelo Zenit, pela Champions League e não depende mais de si para se classificar às oitavas de final.

O brasileiro

Casemiro
Eibar x Real Madrid
Domingo, 13h (Fox Sports 2)

Casemiro, do Real Madrid
Casemiro, do Real Madrid

Casemiro voltou ao time titular do Real Madrid contra o Shakhtar Donetsk, depois do atropelamento do Barcelona, quando Rafa Benítez tentou armar uma equipe mais ofensiva. Cometeu um pênalti em Taison, é verdade, mas fez uma boa partida antes do colapso coletivo que permitiu aos ucranianos encostarem no placar depois dos espanhóis abrirem 4 a 0. Terá novamente a chance de mostrar serviço contra a sensação de La Liga: o pequeno Eibar é o sexto colocado, com 20 pontos, e se vencer, fica a apenas um do milionário Real.

Vale uma zapeada

Bayer Leverkusen x Schalke 04
Domingo, 14h30 (Fox Sports 2)

Abaixo do monólogo do Bayern de Munique no Campeonato Alemão, existem times interessantes em busca de um lugar ao sol. Caso do Schalke 04, em sétimo lugar com 20 pontos, e do Bayer Leverkusen, o sexto, com os mesmos 20 pontos. O Leverkusen é capaz de grandes partidas e péssimas apresentações quase na mesma quantidade, mas vem de vitória sobre o Eintracht Frankfurt, com dois gols de Chicharito Hernández, e joga em casa. O Schalke, coitado, não deu sorte com a tabela: pega esse difícil rival depois de enfrentar Borussia Dortmund e Bayern de Munique na sequência. Perdeu essas duas partidas.

Dallas x Portland Timbers
Domingo, 20h (ESPN+)

A Major League Soccer está chegando aos seus últimos atos desta temporada: as finais de Conferência. No Oeste, o Dallas tem a difícil missão de devolver a derrota por 3 a 1 para os Timbers no jogo de ida, em Portland. No mesmo domingo, o Columbus Crew vai para Nova York com seu artilheiro Kei Kamara tentar atrapalhar a vida dos Red Bulls, que saíram atrás na decisão da Conferência Leste pelo placar de 2 a 0.

O cara

Jamie Vardy
Leicester x Manchester United
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

Vardy, do Leicester
Vardy, do Leicester

O duelo entre o líder o segundo colocado da Premier League coloca o pequeno Leicester diante do clube mais vencedor do país. O time de Ranieri é a sensação da Inglaterra, o que mais somou pontos e fez gols após 13 rodadas. Tem o artilheiro Jamie Vardy, que marcou nas últimas dez partidas da competição e igualou o recorde de Ruud van Nistelrooy. Ironias do destino, tem a chance de quebrar a marca do holandês justamente contra o Manchester United, pelo qual Nistelrooy tanto brilhou na década passada.

O reencontro

Tottenham x Chelsea
Domingo, 10h00 (Fox Sports 2)

O Tottenham só não está invicto na Premier League porque perdeu do Manchester United na primeira rodada. Desde então, desconhece esse sabor com o qual o Chelsea, atual campeão, ficou estranhamente acostumado. O time de Mourinho já foi derrotado sete vezes na competição, e no momento, quer é fugir da zona de rebaixamento e construir em cima da recente vitória sobre o Norwich. Para isso, enfrenta um adversário que deu bastante problema em White Hart Lane na temporada passada. Em um dos grandes jogos daquele campeonato, os Spurs bateram os rivais de Londres por 5 a 3.

Passe longe

Málaga x Granada
Sábado, 17h30 (Fox Sports 2)

Às 17h30 do sábado, enquanto a última rodada da Série B pega foto com a briga contra o rebaixamento, um possante Málaga x Granada estará sendo disputado pelo Campeonato Espanhol. Você pode querer ver o duelo do lanterna contra o 17° colocado, é evidente, mas não deve ser muito difícil encontrar coisa melhor para fazer.

Veja a programação de TV completa:
Sexta-feira, 27 de novembro

17h30 – Campeonato Francês: Lyon x Montpellier – ESPN Brasil e SporTV 2
17h30 – Campeonato Alemão: Darmstadt 98 x Colônia – ESPN+
17h30 – Campeonato Espanhol: Levante x Betis – Watch ESPN
19h10 – Sul-Americano Feminino sub-20: Brasil x Peru – TV Brasil
20h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Criciúma x CRB – Premiere
21h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Luverdense x Mogi Mirim – Premiere

Sábado, 28 de novembro

10h20 – Campeonato Inglês Segunda Divisão: Charlton x Ipswich – ESPN Brasil
12h00 – Campeonato Italiano Segunda Divisão: Brescia x Cagliari – Bandsports
12h30 – Campeoanto Alemão: Mainz x Eintracht Frankfurt – Fox Play
12h30 – Campeonato Espanhol: Barcelona x Real Sociedad – ESPN Brasil
12h30 – Campeonato Alemão: Werder Bremen x Hamburgo – Fox Sports 2
12h30 – Campeonato Alemão: Bayern de Munique x Hertha Berlim – ESPN
13h00 – Campeonato Inglês: Bournemouth x Everton – Fox Play
13h00 – Campeonato Inglês: Aston Villa x Watford – Fox Play
13h00 – Campeonato Inglês: Manchester City x Southampton – Fox Sports
14h00 – Campeonato Francês: Paris Saint-Germain x Troyes – ESPN+ e SporTV
15h00 – Campeonato Italiano: Torino x Bologna – Fox Sports 2
15h00 – Campeonato Espanhol: Atlético de Madrid x Espanyol – Fox Sports
15h30 – Campeonato Inglês: Leicester x Manchester United – ESPN Brasil
15h30 – Amistoso Internacional de Futebol Feminino: Brasil x Nova Zelândia – SporTV 2
17h00 – Campeonato Brasileiro: São Paulo x Figueirense – Premiere
17h30 – Campeonato Espanhol: Málaga x Granada – Fox Sports 2
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo x América Mineiro – RedeTV (menos RJ), TV Brasil (menos RJ) e SporTV2 (RJ apenas no Premiere)
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Santa Cruz x Vitória – Globo (PE e BA) e Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Ceará x Macaé – SporTV (CE no Premiere)
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Paysandu – Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Bahia x Atlético Goianiense – Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Bragantino x Náutico – Premiere
17h30 – Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Paraná – Premiere
17h45 – Campeonato Italiano: Milan x Sampdoria – Fox Sports
19h00 – Campeonato Espanhol: Celta x Sporting Gijón – ESPN
19h00 – Campeonato Espanhol: Las Palmas x Deportivo La Coruña – Fox Play
19h30 – Campeonato Brasileiro: Fluminense x Internacional – Premiere
21h00 – Campeonato Brasileiro: Avaí x Ponte Preta – SporTV (SC no Premiere)

Domingo, 29 de novembro

09h00 – Campeonato Espanhol: Getafe x Villarreal – ESPN
10h00 – Campeonato Inglês: Tottenham x Chelsea – Fox Sports2
11h30 – Campeonato Holandês: Zwolle x Ajax – ESPN
12h00 – Campeonato Italiano: Roma x Atalanta – ESPN Brasil
12h30 – Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Stuttgart – Fox Sports 2
13h00 – Campeonato Espanhol: Eibar x Real Madrid – Fox Sports 2
14h00 – Campeonato Inglês: Liverpool x Swansea – ESPN Brasil 
14h15 – Campeonato Inglês:
Norwich x Arsenal – Fox Play
14h30 – Campeonato Alemão: Bayer Leverkusen x Schalke 04
15h00 – Campeonato Italiano: Empoli x Lazio – ESPN+
15h00 – Campeonato Espanhol: Rayo Vallecano x Athletic Bilbao – Fox Sports 2
17h00 – Campeonato Brasileiro: Cruzeiro x Joinville – Premiere
17h00 – Campeonato Brasileiro: Sport x Corinthians – Globo para SP (menos Santos) e região de Caruaru-PE, Premiere
17h00 – Campeonato Brasileiro: Grêmio x Atlético Mineiro – Globo para Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e  Montes Claros, Premiere, PFCI
17h00 – Campeonato Brasileiro: Vasco x Santos – Globo para RJ, ES, MG (menos Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e  Montes Claros), Regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste (menos Caruaru-PE), Premiere
17h30 – Campeonato Espanhol: Sevilla x Valencia – ESPN+
17h45 – Campeonato Italiano: Palermo x Juventus – Fox Sports 2
18h00 – Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Coritiba – Premiere
18h00 – Campeonato Brasileiro: Chapecoense x Goiás – Premiere
18h00 – Campeonato Francês: Olympique Marseille x Monaco – SporTV 2
19h30 – Campeonato Brasileiro: Atlético Paranaense x Flamengo – Sportv, Premiere
20h00 – Major League Soccer: Dallas x Portland Timbers – ESPN+
22h45 – Major League Soccer: Columbus Crew x New York Red Bull – Sportv 2