Brasil

Por que as imagens da direita não incomodam tanto quanto a da esquerda?

O STJD anunciou que investigará os acontecimentos de Corinthians x São Paulo, com a possibilidade de punir os dois clubes pelo comportamento de suas torcidas. Motivo? Manifestações homofóbicas. Os são-paulinos entoaram cantos e ainda tinham uma “comissão de frente” com torcedores formando a palavra “Gaivotas da Fiel”. Os corintianos, ignorando manifesto publicado pelo próprio clube semana passada, continuaram chamando o goleiro adversário de “bicha” nas cobranças de tiro de meta e tinham faixas de “Pra cima delas”.

LEIA MAIS: Por que “bicha” é xingamento?

Certamente muita gente vai dizer que é frescura, que isso faz parte do jogo, é brincadeira inofensiva. Bem, é preconceito. E veja a foto acima e responda: por que o preconceito das duas fotos da direita incomodam menos que o preconceito da foto da esquerda? Por que os vídeos abaixo são apenas folclore do esporte e não são vistos como nocivos como os tantos coros racistas que vemos pelos estádios do mundo?

Veja mais sobre homofobia no futebol:

– Jogadores do Arsenal zoam a si mesmos em campanha contra homofobia
– Preconceito é errado em todo lugar, inclusive no futebol. Agora é o Atlético-PR que ignora isso
– Uefa pune Bayern por homofobia, mas também por defender Kosovo
– Este caso emblemático mostra como a luta anti-homofobia enfrenta resistência no futebol
– Alemanha e o pioneirismo na luta contra a homofobia no futebol

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo