Brasil

O futebol alternativo ganha uma nova camisa para seus adoradores: o Nacional-SP de 1988

Em 1988, quantos anos você tinha? Muitos de vocês sequer tinham nascido ainda, mas foi neste ano que o Clube Atlético Nacional ganhou o seu último grande título: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Nacional é um tradicional time da capital paulista, mas que há muito tempo se vê longe dos grandes palcos, dos grandes duelos e dos grandes campeonatos. Mesmo assim, permanece como um reduto de um futebol nostálgico, longe dos holofotes e da badalação. E para quem gosta de futebol alternativo, mas está cansado de só se falar do Juventus em São Paulo, então esta camisa do Nacional é uma grande pedida.

LEIA TAMBÉM: Juventus lotou a Javari e atraiu mais gente do que metade dos jogos da rodada na Série B

A Liga Retrô lançou nesta semana a camisa comemorativa do título de 1988 do Nacional. O Ferrinho, como o time é chamado, fica na Barra Funda, um tradicional bairro de São Paulo, e é vizinho dos centros de treinamento do São Paulo e do Palmeiras (vizinho mesmo, fica exatamente em frente). O seu estádio, Nicolau Alayon, é usado corriqueiramente nas Copas São Paulo disputadas ano após ano.

Atualmente, o Nacional disputa a Série A3 do Campeonato Paulista, terceira divisão do estadual. Isso além da Copa Paulista, torneio que acontece no segundo semestre para movimentar os times do estado que não disputam nenhuma competição nacional. Na Copa Paulista, o time vai muito bem. São três jogos e três vitórias, a última delas justamente contra o Juventus, em um dérbi paulistano.

Naquele ano de 1988, o Nacional venceu o América-SP na decisão por 3 a 0 no estádio da USP, hoje não mais utilizado para a competição. A camisa, por enquanto, só existe no modelo masculino e custa R$ 119,90.

Veja as fotos:

[galeria_embeded]

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!