Brasil

No aniversário de Tostão, assista ao melhor documentário já feito sobre o craque

Tostão é daqueles personagens do futebol que merecem ser celebrados todos os dias, não apenas em seu aniversário. Afinal, poucos analistas possuem uma visão tão lúcida sobre o que acontece no esporte quanto o mineiro. Visão de jogo e também do que acontece além das quatro linhas, desenvolvida durante a carreira brilhante. Considerado por muitos como o maior jogador do Cruzeiro e um dos nomes mais talentosos da Seleção de 1970, os fatos engrandecem por si a trajetória do atacante.

Porém, nunca é demais ver de perto o que Tostão fazia dentro de campo. E talvez o melhor material já produzido pelo veterano seja o documentário “Tostão, a Fera de Ouro”. O longa-metragem foi gravado ainda em 1969, quando o craque de 22 anos disputava as Eliminatórias para o Mundial do México. Apresenta o atacante ainda a caminho da consagração, além de mostrar o seu cotidiano e as dificuldades na operação para solucionar o descolamento de retina que acabaria encerrando sua carreira precocemente. Na época, o mineiro era frequentemente comparado com Pelé e apontado como sucessor do Rei.

E, além de Tostão ser o protagonista do documentário, a produção conta com uma equipe repleta de craques. Milton Nascimento se responsabilizou pela parte musical, enquanto Roberto Drummond escreveu o roteiro. No dia em que o ídolo completa 68 anos, assista a um dos melhores presentes que ele já ganhou. Abaixo, o longa completo, que começa de fato a 1:47 do vídeo:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo