BrasilCampeonato Brasileiro

Não importa a classificação final, a Chapecoense já ganhou o Brasileirão

Deixemos o cinismo de lado: quando o Brasileirão começou, todo mundo colocou a Chapecoense na lista de candidatos mais fortes ao rebaixamento. Nâo era uma avaliação errada, considerando a dificuldade de investimento do clube catarinense e a falta de familiaridade com a primeira divisão nacional. Agora, a três rodadas do final do campeonato a Chape continua na luta para não cair. Mas, mesmo se perder os três jogos que restam e voltar à Série B, todos em Chapecó têm obrigação de se orgulhar desse time.

LEIA MAIS: O palmeirense não precisou de ingresso para comemorar a abertura do seu novo estádio

Para o torcedor alviverde, ver sua equipe na primeira divisão é algo incomum. O clube havia frequentado a elite nacional apenas duas vezes, em 1978 e 79. Por isso, a oportunidade de estar novamente ao lado dos grandes era prioritariamente para se divertir, curtir esse momento de destaque do time. Se desse errado e o rebaixamento viesse, paciência, faz parte do jogo.

Nâo é o que tem se visto. Em pontos, a campanha ainda preocupa pela proximidade da zona de rebaixamento. Mas, em histórias, o torcedor tem se esbaldado. Não é um daqueles times que aparecem, perdem de todo mundo, arranca uns pontinhos em casa dos pequenos e cai. A Chape teve grande desempenho contra alguns dos gigantes nacionais. Jogos que todo torcedor da Chapecoense vão contar para os filhos e netos, de quando o Verdão de Chapecó calou 40 mil pessoas no Morumbi, destruiu o Fluminense no Maracanã, goleou o Internacional…

Para um clube com as limitações econômicas da Chapecoense ter essas histórias para contar, ter vivido esses momentos, é mais importante em longo que um rebaixamento aqui ou outro ali. Então, torcedor alviverde, curta essa campanha e homenageie esse time ao final da última rodada. Não importa em que posição ele termine, esse campeonato já está ganho.

Então, aí vai um apanhado de grandes atuações da Chapecoense nesse Brasileirão 2014. Torcedor alviverde tem de ver, rever e guardar. É preciso estar tudo na ponta da língua para espalhar essas histórias por gerações e gerações.

Chapecoense 2×0 Palmeiras

São Paulo 0x1 Chapecoense

Chapecoense 1×0 Flamengo

Chapecoense 1×0 Fluminense

Corinthians 1×1 Chapecoense

Chapecoense 5×0 Internacional

Fluminense 1×4 Chapecoense

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo