O América Mineiro parece cada vez mais próximo de consolidar a temporada 2020 como uma das melhores de sua história nas competições nacionais. O Coelho já deixou gravada sua melhor campanha na Copa Brasil, com a caminhada às semifinais. Agora, está muito próximo de confirmar com ampla antecipação o acesso na , também despontando como favorito ao título nesta reta final. O de Lisca ficou a um passo da promoção neste sábado, com um show no Independência. Os mineiros golearam o Vitória por 4 a 0 e estão a dois pontos de selar o retorno à primeira divisão.

O América vem de ótimos resultados na Série B. O Coelho não perde desde o início de dezembro, com oito partidas de invencibilidade. Contra o Vitória, a equipe emendou o sétimo triunfo neste intervalo – em que encarou outros candidatos ao acesso. O resultado no Independência foi mais uma prova de força dos mineiros, que aproveitaram também para se distanciar na liderança da segundona.

O domínio do América foi amplo desde o primeiro tempo. O artilheiro abriu o placar aos 20 minutos, de cabeça. Já aos 40, Messias encheu o pé em cobrança de pênalti e aumentou para o Coelho. Mesmo durante o segundo tempo, quando os mineiros diminuíram sua intensidade, o Vitória não conseguiu ameaçar concretamente. Assim, nos minutos finais, Neto Berola saiu do banco para dar contornos à goleada. O atacante anotou o terceiro aos 43, num rebote do César, e guardou o melhor para os acréscimos. Num petardo da entrada da área, Berola acertou o ângulo e confirmou a festa dos anfitriões.

Com 66 pontos, o América abre uma vantagem de 14 pontos em relação ao quinto colocado. Restando mais cinco rodadas, uma vitória sobre o Náutico na terça-feira pode selar o acesso – ou nem isso, a depender de um tropeço do ou do Juventude no mesmo dia. Além do mais, o Coelho agora está três pontos à frente da Chapecoense na liderança. O Verdão do Oeste também poderia encaminhar a promoção nesta noite de sábado, mas visitou o Botafogo de Ribeirão Preto e perdeu de 3 a 0 no Estádio Santa Cruz. O lateral Jeferson, que só havia marcado seis gols em toda a carreira, anotou os três gols no surpreendente triunfo do Pantera, penúltimo colocado. Também nesta ponta da tabela, o Vitória corre riscos, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore