Brasil

Conheça os Quinzes de Novembro do Brasil

Nenhuma outra data é tão futebolística quanto 15 de novembro. Não que seja um dia particularmente ligado a eventos futebolísticos especiais, mas nenhum outro momento do calendário é tem ligação direta com equipes brasileiras. Por ser feriado, acabou se tornando data para muitas reuniões que acabaram resultado na fundação de clubes. Um deles se tornou o mais popular do País, o Flamengo (na verdade, o Rubro-Negro foi criado em 17 de novembro, mas os fundadores decidiram que o dia 15 ficaria como o oficial). E vários outros decidiram adotar a data como nome.

São tantos Quinzes de Novembros que eles ficaram conhecidos como “15/XV da Cidade Y”.  O mais famoso deles, o de Piracicaba, está justamente completando 100 anos de vida nesta sexta. Um clube dos mais populares do interior paulista, vice-campeão estadual em 1976 e dono do hino de clubes mais espetacular do futebol mundial (veja abaixo).

Para homenagear a Proclamação da República e os clubes que surgiram de sua comemoração, vamos aos Quinzes de Novembro do Brasil, por ordem de idade:

Clube 15 de Novembro (Campo Bom-RS)

Ano da fundação: 1911
Títulos: 1 Copa Emídio Perondi
Onde está: Segunda Divisão gaúcha (equivalente à terceira)

É um raro caso de Quinze de Novembro com nome em algarismos arábicos. O 15 de Campo Bom é o time com nome da data de Proclamação da República de mais sucesso nesta década. Foi três vezes vice-campeão gaúcho e chegou às semifinais da Copa do Brasil. Poderia ter mais destaque nacional se, em seus melhores momentos, não decidisse sempre renunciar a sua vaga na Série C por questões financeiras. Licenciou-se nos últimos anos, mas retomou a atividade em 2013.

Esporte Clube XV de Novembro (Piracicaba-SP)

Ano da fundação: 1913
Títulos:
1 Brasileiro da Terceira Divisão e 5 Campeonatos Paulistas da Segunda Divisão
Onde está: Série A1 paulista

O XV de Piracicaba é um dos clubes mais tradicionais do interior paulista. Foi o primeiro time a subir da segunda para a primeira divisão (logo após a criação da Lei do Acesso), conquistou o vice-campeonato estadual em 1976 e tem títulos estaduais no basquete. No cenário nacional, a melhor participação foi o 22º lugar no Brasileirão de 1977. Curiosidade: o Nhô Quim é resultado da fusão de dois clubes amadores, sendo que um também tinha nome de data, o 12 de Outubro.

Esporte Clube XV de Novembro (Jaú-SP)

Ano da fundação: 1924
Títulos:
 2 Campeonatos Paulistas da Segunda divisão
Onde está: Série B paulista (equivalente à quarta divisão)

Outra equipe tradicional do interior paulista que vive um mau momento. O Galo da Comarca foi frequentador assíduo da primeira divisão de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1990, época em que revelou vários jogadores de talento (como Nilson, Sonny Anderson, Edmilson e França). Entrou em decadência nos últimos 15 anos.

Esporte Clube XV de Novembro (Caraguatatuba-SP)

Ano da fundação: 1934
Títulos: nenhum
Onde está: licenciado

O XV de Caraguá militou em divisões menores de São Paulo. Chegou a conseguir dois acessos, subindo da sexta para a quarta divisão. Em 1997, conquistou a promoção para a Série A3, mas não foi aceito na Terceirona por falta de um estádio com 10 mil lugares.

XV de Araruama Futebol e Regatas (Araruama-RJ)

Ano da fundação: 1954
Títulos: nenhum
Onde está: Série C carioca

O XV de Araruama nunca fez nada muito digno de nota. Disputou a terceira divisão do Estadual do Rio algumas vezes, chegou a interromper atividade e voltou com o atual nome (antes era Associação Esportiva XV de Novembro).

Esporte Clube XV de Novembro (Colombo-PR)

Ano de fundação: 1979
Títulos: nenhum
Onde está: amadorismo

Clube de muito sucesso no futebol amador do Paraná, fez uma temporada como profissional, em 1995. Curiosamente, foi fundado em 15 de março. O “XV de Novembro” se deve ao nome de um grupo de jovens dos quais fazia parte alguns dos fundadores do clube. No caso, a referência era à Rua XV de Novembro, uma das principais do centro de Curitiba.

Obs.: Outro XV do Brasil é o XV de Indaial (SC), mas, no caso, a referência é a 15 de outubro, data de fundação do clube.

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo