Brasil

Arquivo | A sorte de Niemeyer por não projetar o Maracanã

Oscar Niemeyer foi o maior arquiteto do Brasil. Ponto. Pode você gostar ou não das curvas de seus edifícios, pode você gostar ou não da paisagem concretada que ele propunha, pode você gostar ou não do urbanismo de Brasília (é obra do Lúcio Costa, mas muita gente acha que é do Oscar), pode você gostar ou não de suas convicções comunistas. Eu mesmo estou entre os que contestam alguns de seus trabalhos (sim, o Memorial da América Latina me passa pela cabeça nessa hora), mas ele foi o maior. Isso é um fato. Niemeyer foi o mais importante, influente e conhecido. E, para o bem do futebol, isso não pesou na escolha do projeto do Maracanã.

Texto publicado originalmente em 6 de dezembro de 2012 e resgatado nesta quarta, em homenagem ao grande arquiteto cinco anos após o seu falecimento. Leia a matéria completa.

 

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo