Brasil

[Arquivo] O que o seu clube fez durante a Ditadura

Texto originalmente publicado em 4 de abril de 2014

Hoje, a maioria da população é contra a ditadura. Mas, nos anos mais pesados do regime, pouquíssimas pessoas se levantaram contra ele. No futebol não foi diferente. Foram 21 anos sob as ordens dos militares. A população brasileira passou mais de duas décadas permeada pela supressão dos direitos, pela censura, pela repressão – obviamente, em intensidades nem sempre constantes. No entanto, não foi ao longo dos 21 anos que o futebol, um dos principais símbolos culturais do Brasil, levantou sua voz contra a ditadura. Os exemplos são raros, passíveis de se contar nos dedos. E, mesmo assim, a maioria delas saindo da garganta de indivíduos, jogadores.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.