O Braga não teve problemas para golear o Maribor e assumir a liderança do Grupo H da Liga Europa. Os lusos venceram por 5 a 1 em seus domínios e assumiram a ponta da chave, com sete pontos. Com a mesma pontuação dos minhotos estão Birmingham e Club Brugge, que empataram na Inglaterra por 2 a 2.

O Braga começou a partida a todo vapor. Aos quatro minutos, os portugueses abriram o placar com o brasileiro Lima. Alan cobrou escanteio e o goleiro Handanovic não conseguiu afastar com eficiência. Na sobra, o atacante apenas escorou para as redes. O segundo saiu três minutos depois. Alan driblou Trajkovski e acertou o ângulo do gol esloveno.

A vantagem não desanimou os bracarenses, que continuavam arriscando para o gol, mas sem a mesma eficiência dos minutos iniciais. O terceiro só veio aos 38 minutos, em novo escanteio de Alan que Elderson completou de cabeça. No fim do primeiro tempo, o Maribor esboçou uma reação, mas Quim salvou duas vezes.

Os lusos voltaram com menos ímpeto na etapa complementar e viram o Maribor diminuir aos 17. Martin Milec cruzou e Dalibor Volas chutou de primeira, mandando para as redes. O terceiro viria cinco minutos depois, em bela jogada em velocidade. Kljestan lançou De Sutter, que saiu na cara do goleiro e só teve o trabalho de escolher o canto para marcar.

Depois de sofrer o gol, o Braga voltou a avançar mais ao ataque. Contudo, depois de várias tentativas desperdiçadas, os minhotos só marcaram o quarto aos 40 minutos, com Paulo Vinícius de cabeça. Pela terceira vez, um escanteio de Alan resultou em gol. Por fim, Fran Mérida fechou a goleada, já no primeiro minuto dos acréscimos.

Já na Inglaterra, o Club Brugge foi para cima do Birmingham logo após o pontapé inicial. Antes dos cinco minutos de jogo, Akpala e Odjidja já tinham perdido duas oportunidades de gol cada um. O susto inicial fez com que o time da casa equilibrasse um pouco mais o jogo, sem oferecer o mesmo perigo.

No fim da primeira etapa, os belgas deram número a sua superioridade. Thomas Meunier aproveitou escanteio cobrado por Victor Vázquez para dominar e fuzilar, abrindo o marcador aos 39 do primeiro tempo. Cinco minutos depois, foi a vez de Vadis Odjidja puxar contra-ataque e passar para Joseph Akpala balançar as redes.

O Birmingham diminuiu logo no início da etapa complementar, com Jean Beausejour. Zigic teve o seu chute bloqueado e, na sobra, o chileno acertou o canto da meta defendida por Kujovic. O gol não assustou os belgas, que seguiram buscando mais o ataque. Aos 24, Zimling tentou e o goleiro Doyle defendeu.

O Birmingham chegou ao empate aos 29 minutos, em cobrança de pênalti. Beausejour foi derrubado na área por Donk e Marlon King bateu com precisão para marcar. Depois do gol, os dois times se alternaram no ataque nos minutos finais. Nos melhores lances, as duas equipes acabaram errando o alvo e o empate persistiu até o fim.

Confira os jogos da quarta rodada da fase de grupos da Liga Europa:

03/nov, quinta-feira

Grupo A
Rubin Kazan-RUS 1×0 Tottenham-ING
Shamrock Rovers-IRL 1×3 PAOK-GRE

Grupo B
Vorskla Poltava-UCR 1×3 Standard Liège-BEL
Kobenhavn-DIN 1×2 Hannover 96-ALE

Grupo C
Legia Varsóvia-POL 3×1 Rapid Bucareste-ROM
PSV-HOL 3×3 Hapoel Tel Aviv-ISR

Grupo D
Vaslui-ROM 1×0 Sporting-POR
Lazio-ITA 1×0 Zürich-SUI

Grupo E
Maccabi Tel Aviv-ISR 1×2 Stoke City-ING
Besiktas-TUR 1×0 Dynamo Kiev-UCR

Grupo F
Red Bul Salzburg-AUT 0x1 Athletic Bilbao-ESP
Paris Saint-Germain-FRA 1×0 Slovan Bratislava-ESQ

Grupo G
Metalist Kharkiv-UCR 2×1 Malmö-SUE
Austria Viena-AUT 2×2 AZ-HOL

Grupo H
Braga-POR 5×1 Maribor-ESL
Birmingham-ING 2×2 Club Brugge-BEL

Grupo I
Celtic-ESC 3×1 Rennes-FRA
Atlético de Madrid-ESP 4×0 Udinese-ITA

Grupo J
Schalke 04-ALE 0x0 AEK Larnaca-CHP
Steaua Bucareste-ROM 4×2 Maccabi Haifa-ISR

Grupo K
Twente-HOL 3×2 OB-DIN
Fulham-ING 4×1 Wisla Cracóvia-POL

Grupo L
Anderlecht-BEL 3×0 Sturm Graz-AUT
AEK-GRE 1×3 Lokomotiv Moscou-RUS