Vice-campeão da Liga Europa na temporada passada, o Braga deu seu primeiro passo para repetir o feito. Jogando em casa, os minhotos venceram o Birmingham por 1 a 0 e garantiram a classificação no Grupo H.

Apesar do tropeço, os ingleses seguem vivos na disputa, mas dependem de uma derrota do Club Brugge na última rodada. Os belgas estão com três pontos de vantagem na classificação, mas levam desvantagem no confronto direto. Depois de estar perdendo até os 30 minutos do segundo tempo, o Club foi capaz de uma virada incrível por 4 a 3 sobre o Maribor, mesmo longe de seus domínios.

Mesmo fora de casa, o Birmingham começou a partida pressionando bastante o Braga. O time inglês teve grande oportunidade de abrir o marcador aos dez minutos de jogo, quando Ewerton derrubou Elliott dentro da área. Na cobrança da penalidade, porém, Quim acertou o canto e espalmou o chute de Nikola Zigic.

O goleiro português seguia fazendo milagres nos minutos seguintes. Aos 14, ele defendeu falta cobrada por Murphy. No minuto seguinte, após nova cobrança de falta, Caldwell completou cruzamento de cabeça e o arqueiro rebateu, à queima-roupa. Após os seguidos sustos, o Braga passou a se soltar um pouco mais em campo, equilibrando a posse de bola.

A igualdade entre os dois times, contudo, resultou também na diminuição da intensidade da partida. Os dois times pouco conseguiam chegar ao gol adversário, errando o alvo na maioria dos chutes feitos. Aos 44, Fahey arrematou da entrada da área, para fácil defesa de Quim.

O Braga conseguiu sair na frente no marcador logo após o intervalo. Aos seis minutos, Hugo Viana arriscou de longe, a bola bateu em Davies e morreu no canto, tirando o goleiro Myhill da jogada. O gol animou os arsenalistas, que seguiram rondando a área inglesa em busca do segundo tento.

Lima por pouco não balançou as redes aos 17, em arremate que Myhill conseguiu interceptar. A resposta viria dez minutos depois, em cabeçada de Zigic que passou perigosamente próxima do gol.

Já aos 80, o Braga perdeu uma chance clara de confirmar a vitória. Em contra-ataque, Lima avançou sozinho e, na cara de Myhill, chutou para defesa do goleiro. Paulo César ainda ficou com a sobra, mas chutou por cima do gol. Nos últimos minutos, o Birmingham saiu em busca do empate, mas não teve sucesso.

Na Eslovênia, o jogo incrível começou com o Maribor se lançando ao ataque. Aos dez, Dalibor Volas arriscou para o gol, para defesa do goleiro Kujovic. No entanto, no lance seguinte, o centroavante não perdoaria, aproveitando erro da defesa para mandar a bola no ângulo. O time da casa seguiu melhor até o intervalo, mas suas melhores tentativas acabaram paradas por Kujovic.

O Maribor ampliou logo no início da segunda etapa, com um gol contra. Dejan Trajkovski cruzou e Donk acabou desviando para as próprias redes. Os eslovenos ainda chegariam ao terceiro aos 68, novamente com Volas, completando para o gol já dentro da pequena área.

A quinze minutos do fim, Nabil Dirar diminuiu a diferença para o Brugge, após passe de Jimmy De Jonghe no segundo pau. O camisa 10 voltaria a marcar três minutos depois, em chute da entrada da área que rebateu em um marcador. Aos 37, Joseph Akpala apareceu para empatar o jogo, acertando o ângulo do goleiro Jasmin Handanovic.

Por fim, já aos 45, Donk se redimiu do gol contra e estabeleceu a virada. Após cobrança de falta, Vleminckx cabeceou em direção à pequena área e o camisa 18, também de cabeça, assegurou a vitória.

Confira os jogos desta quarta-feira na Liga Europa:

Grupo A
Rubin Kazan 4×1 Shamrock Rovers
Tottenham x PAOK

Grupo B
Standard Liège x Hannover 96
Vorskla x Kobenhavn

Grupo C
Rapid Bucareste x Hapoel Tel-Aviv
Legia Varsóvia x PSV

Grupo G
Malmö 0x0 AZ
Metalist Kharkiv 4×1 Austria Viena

Grupo H
Braga 1×0 Birmingham
Maribor 3×4 Club Brugge

Grupo I
Rennes 0x0 Udinese
Celtic 0x1 Atlético de Madrid