Neste sábado,o atual campeão da Bundesliga, Borussia Dortmund, perdeu uma invencibilidade de 18 partidas no Signal Iduna Park ao ser derrotado pelo Hertha Berlim por 2 a 1. O jogo foi válido pela quinta rodada do Campeonato Alemão.

A partida começou bastante truncada, mas foi o Hertha Berlim quem teve a primeira chance de abrir o placar aos 16 minutos com Tunay Torun, que recebeu bola perto da meia-lua, driblou o zagueiro e finalizou rente à trave de Roman Weidenfeller. Aos 18, os pretos-amarelos responderam com Shinji Kagawa, que chutou da entrada da área, próximo à meta de Thomas Kraft.

Pouco a pouco, porém, o Borussia Dortmund foi tomando conta do jogo, sobretudo em investidas de Marcel Schmelzer pelo lado esquerdo. Os comandados de Jürgen Klopp, porém, pecavam na finalização ou no último passe e a primeira etapa acabou no empate sem gols.

No início do segundo tempo, o Hertha Berlim abriu o placar. O brasileiro Raffael escapou da zaga, e finalizou na saída de Weidenfeller, que fez a defesa. A bola, no entanto, bateu em Schmelzer, que vinha atrasado na cobertura, e sobrou para o mesmo Raffael tocar para o gol vazio.

Em desvantagem, o Borussia Dortmund entrou em desespero e só conseguiu ameaçar efetivamente uma vez, com um chute de fora da área de Sven Bender que carimbou a trave. O Hertha, por sua vez, encaixou pelo menos três contragolpes e teve chances de ampliar, mas Raffael parou duas vezes na trave, e Ebert chutou para boa defesa de Weidenfeller.

Aos 35 minutos, porém, não teve jeito. Em escanteio cobrado, Peter Niemeyer pegou rebote de Weidenfeller e tocou para as redes, ampliando o placar. Aos 42, Robert Lewandowski ainda descontou para o Borussia Dortmund.

Bayern Munique massacra e é líder

Nos outros jogos deste sábado, destaque para o Bayern Munique, que massacrou o Freiburg: goleou por 7 a 0, sem contestação. Mario Gómez abriu o placar logo aos oito minutos, após assistência de Toni Kroos. Frank Ribéry ampliou aos 26 e fez o terceiro aos 41.

Na segunda etapa, Mario Gómez ampliou ainda mais a vantagem aos quatro e aos dez minutos, e sacramentou a goleada aos 26, cobrando pênalti com perfeição e se isolando ainda mais na artilharia do campeonato com oito gols. Ainda houve tempo para Nils Petersen marcar o sétimo aos 45.

Com o resultado, os bávaros chegam a 12 pontos e reassumem a liderança da Bundesliga, que havia sido perdida para o Bayer Leverkusen nesta sexta-feira.

Quem também se deu bem foi o Stuttgart, que derrotou o Hannover 96 por 3 a 0 e acabou com a invencibilidade do último invicto da Bundesliga. Os gols da vitória foram marcados pelo japonês Shinji Okazaki, aos nove minnutos do primeiro tempo,  pelo sérvio Zdravko Kuzmanovic, aos 34 do segundo, e por Serdar Tasci, aos 36. O Hoffenheim, fora de casa, goleou o Mainz 05 por 4 a 0

Confira os jogos da quinta rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira, 09/set
Augsburg 1×4 Bayer Leverkusen

Sábado, 10/set
Borussia Dortmund 1×2 Hertha Berlim
Bayern Munique 7×0 Freiburg
Mainz 05 0x4 Hoffenheim
Stuttgart 3×0 Hannover 96
Borussia Mönchengladbach 1×0 Kaiserslautern
Werder Bremen x Hamburg

Domingo, 11/set
Köln x Nürnberg
Wolfsburg x Schalke 04