Entre as muitas preocupações necessárias e pertinentes neste momento de pandemia, está a sobrevivência dos pequenos comércios. Se há um claro impacto nas vendas realizadas pelas grandes redes, ainda mais limítrofe se torna a situação dos comerciantes de bairro. E o Borussia Dortmund, mais uma vez, dá o exemplo com uma iniciativa que poderia ser adotada por outros clubes de futebol. O BVB criou um aplicativo, disponível em celular e desktop, para indicar estabelecimentos na cidade de Dortmund que acolhem os torcedores nos dias de jogo e que necessitam de um apoio maior de sua massa para não correrem o risco de falir.

“Do estádio às barraquinhas de rua, somos um time que sempre se mantém unido. Imagine domingo sendo um dia de jogo. O que devemos fazer? Onde você toma o seu café da manhã, onde se encontra para almoçar com os amigos e onde toma uma cerveja durante o jogo à noite? No domingo, haverá um dia de jogo digital para aproveitar os locais que normalmente servem um currywurst e uma cerveja. Esses bares e incontáveis funcionários estão sofrendo com a crise. É por isso que criamos uma plataforma com restaurantes, pubs, barracas e companhia, para que nossos torcedores possam doar alguns euros”, anunciou o Dortmund.

Através da plataforma, o usuário poderá localizar os estabelecimentos de Dortmund no mapa e deixar alguns euros para apoiar o comércio. “O seu dia de jogo digital não será a intensa experiência habitual, mas um forte sinal de solidariedade e comunidade. Pegue seu caminho digital ao estádio em nossa plataforma”, enfatiza o clube. O Borussia possui um número de locais já registrados e abre a possibilidade de novos estabelecimentos serem acolhidos.

“Dortmund sem o BVB é tão inconcebível quanto o BVB sem a sua cidade. E todos podemos sentir isso: quando o BVB joga em Dortmund, a cidade é inteira aurinegra. Não importa se na padaria, no cabeleireiro, no restaurante, no bar ou na barraca: o Borussia conecta gerações, homens e mulheres, todas as nações. Não apenas em casos de grande sucesso, mas também em momentos como esse. Nos últimos anos, essa ideia se tornou a base para o engajamento social do clube, com inúmeras campanhas e iniciativas”, reforça a nota oficial.

Entre as iniciativas que já tinham sido adotadas em Dortmund, o destaque fica a três grupos de ultras do clube. Desde segunda-feira, eles organizam voluntários que realizam compras e outras pequenas tarefas a idosos, pessoas pertencentes a grupos de risco e infectados que não podem sair de suas residências. A palavra solidariedade é concreta na cidade.