Pela quarta vez em cinco temporadas o Chelsea e o Liverpool terão que se enfrentar em um mata-mata da Liga dos Campeões. Os clubes que revezam a cada rodada a segunda posição, terão que arrastar para além da Premier League a rivalidade mais uma vez para o campeonato com os maiores clubes europeus.

Enquanto o Manchester United segue com tranquilidade na liderança, com 65 pontos, quatro a mais que os adversários, com um jogo a menos, os Reds e os Blues seguem às cotoveladas na disputa para desbancar os Diabos Vermelhos, que ambicionam os cinco títulos da temporada. A sorte parece estar ao seu lado, já que caíram com o Porto no sorteio para a próxima etapa da LC.

Já o Arsenal, apesar de não estar mais na corrida pelo primeiro lugar, agora se esforça para segurar a quarta colocação, que roubou do Aston Villa na rodada anterior. Ambos estão empatados, com 52 pontos, e, a nove rodadas do fim do torneio, os Gunners buscam não fazer feio, e querem repetir a participação na LC da próxima temporada.

Pela 30ª rodada do Campeonato Inglês, com jogos no sábado e domingo, o líder United encara o Fulham (9º, 37) fora de casa, partida que os Red Devils devem passar com tranquilidade. O capitão da equipe, Gary Neville pode estar de volta ao time titular após ficar de fora das últimas dez partidas, com um problema na virilha, enquanto o defensor Wes Brown ainda está fora, com lesão no tornozelo. Apesar da segurança que a liderança pode causar, a equipe de Alex Ferguson vem desmoralizada após a humilhante derrota por 4 a 1 contra os rivais do Liverpool na rodada passada, o que pode dar alguma esperança ao Fulham.

Já o segundo colocado, Chelsea, encara o Tottenham (11º, 35) no sábado em White Hart Lane. Após empatar em 0 a 0 contra o Arsenal, os Spurs vivem boa fase, invictos por cinco rodadas da Premier League, o que os afastou da zona de rebaixamento, e os fez subir de cinco posições na tabela. Já os Blues continuam sua boa fase, desde que Guus Hiddink assumiu, e, apesar da vitória com apenas um gol de Essien contra o Manchester City semana passada, o holandês ainda está confiando na atuação de Didier Drogba para o dérbi londrino.

No domingo, o Liverpool enfrenta o Aston Villa, que vive fase ruim, e busca de qualquer maneira uma vitória, não só para continuar na briga pelo título, na tentativa de se aproximar dos Red Devils, como para alimentar o moral da equipe para encarar os rivais azuis em abril pela LC. Na rodada passada, os Reds foram ultrapassados pelo Chelsea na tabela, e têm mais um importante adversário na busca pelo título inglês.

O Arsenal, que foi sorteado para enfrentar o Villarreal pelas quartas-de-final da LC, visita o Newcastle (16º, 29) e tentará sustentar a quarta posição, ameaçado pelo Villa, que tem a mesma pontuação. O goleiro dos Gunners, Almunia, deve estar de volta após ter sofrido uma lesão no tornozelo na partida do último final de semana contra o Blackburn. O capitão Cesc Fàbregas está machucado e não deve atuar, assim como Walcott, que machucou o joelho nos treinos de sexta-feira. O atacante Eduardo parece ter se recuperado, e pode ser escalado para a partida.

Veja os jogos da 30ª rodada da Premier League:

Sábado, 21/março
Blackburn x West Ham
Fulham x Man Utd
Newcastle x Arsenal
Portsmouth x Everton
Stoke x Middlesbrough
Tottenham x Chelsea
West Brom x Bolton

Domingo, 22/março
Liverpool x Aston Villa
Man City x Sunderland
Wigan x Hull

Clique aqui e confira a classificação do Inglês.