O técnico da seleção croata, Slaven Bilic, mostrou satisfação por evitar um confronto com Portugal nas quartas-de-final da Eurocopa. Após vencer os dois primeiros jogos no torneio – 1 a 0 sobre a Áustria e 2 a 1 na Alemanha -, a Croácia garantiu o primeiro lugar no grupo B com uma rodada de antecipação.

“Estamos satisfeitos por não enfrentar Portugal nas quartas, e não faz muita diferença se enfrentamos Turquia ou República Tcheca”, disse Bilic, referindo-se aos dois possíveis adversários na próxima fase. “São bons times, com muita qualidade e poucas deficiências que vamos analisar no momento devido”.

Portugal, que também venceu os dois primeiros jogos, já assegurou a primeira posição no grupo A. A Alemanha joga por um empate com a Áustria na última rodada, e conquistando a vaga pega os portugueses em seguida. A Croácia pega a Polônia, que tem de vencer a qualquer custo para ter chances de classificação.

Bilic lembrou o fato de Ivica Vastic, nascido na Croácia, ter marcado o gol do empate da Áustria por 1 a 1 com a Polônia, que selou a classificação dos croatas: “Foi um final perfeito para grande noite, Vastic selando nossa passagem às fases eliminatórias da competição. A cereja no bolo”.

O treinador prometeu lutar pela vitória contra os poloneses, apesar de classificação já garantida. “Não vamos fazer favores a ninguém. Mesmo que eu decida poupar alguns jogadores, o objetivo é jogar nosso melhor futebol e vencer os poloneses com uma atuação comprometida. Queremos vencer todos os jogos, e por isso não jogamos pelo empate contra a Alemanha, como muitos esperavam”, concluiu.