O Besiktas encerrou a invencibilidade do Dynamo Kiev na Liga Europa. Em partida realizada em Istambul, as Kara Kartallar conquistaram vitória por 1 a 0 e embolou a disputa no Grupo E da competição. A chave é liderada pelo Stoke City, que bateu o Maccabi Tel-Aviv por 2 a 1. Já os turcos somam seis pontos, um a mais que o Dynamo.

Em jogo bastante pegado desde os primeiros minutos, o Besiktas arriscou primeiro, em lance de Mehmet Aurélio que seguiu para a linha de fundo. Aos dez minutos, Aliyev tentou responder, mas também bateu para fora. Hugo Almeida e novamente Aliyev errariam o alvo antes dos 20 minutos.

Mehmet Aurélio chegaria próximo de inaugurar o placar novamente aos 26 minutos, mas Shovkovskiy apareceu bem para salvar. Antes do intervalo, Ricardo Quaresma também tentaria marcar, sem sucesso.

O segundo tempo seguiu a tônica da primeira metade do jogo, com muitas faltas e poucas chances de gol. Quaresma seguia como o jogador mais ousado do time turco, mas seguia falhando na hora do toque final. O gol do Besiktas só sairia aos 22 minutos, depois de escanteio cobrado por Simão que Egemen Korkmaz cabeceou com força, vencendo Shovkovskiy.

Os turcos seguiram melhores nos minutos seguintes após o gol. O Dynamo Kiev, por sua vez, só foi acordar a dez minutos do fim do tempo regulamentar. Aliyev, Ninkovic e Yussuf por pouco não empataram, mas viram as suas tentativas neutralizadas. No terceiro minuto e no quinto dos acréscimos, o goleiro Cenk Gönen ainda pararia tentativas de Vukojevic e Aliyev, assegurando o resultado positivo.

Já em Tel-Aviv, o encontro entre Stoke e Maccabi começou com oportunidade para os dois lados do campo. Todavia, ambas as equipes insistiam na falta de pontaria. O primeiro arremate a dar trabalho a um dos goleiros aconteceu aos 29 minutos, em batida de Moshe Logasi que Sorensen defendeu. No fim da primeira etapa, o Maccabi ainda intensificou as suas ações, mas os chutes de Medunjanin e Zizov foram para fora.

O encontro melhorou de nível logo no início da etapa complementar, quando Dean Whitehead marcou o primeiro gol do Stoke City. Andy Wilkinson tocou e o meio-campista finalizou de dentro da área, rasteiro, pegando o goleiro Barak Levy no contrapé.

Dois minutos depois de sofrer o gol, o Maccabi tentou dar o troco com Elran Atar, mas Sorensen estava atento e fez a defesa para o clube inglês. Antes de qualquer reação, o Stoke ampliou a vantagem. Whitehead rolou para Peter Crouch apenas escorar para as redes, aos 19 minutos.

O resultado desfavorável acordou o Maccabi Tel-Aviv nos minutos finais do confronto. O goleiro Thomas Sorensen fez ao menos mais três intervenções. Já nos acréscimos, enfim, Roberto Colautti conseguiu diminuir para os israelenses, após receber passe de Omer Vered.

Confira os jogos da quarta rodada da fase de grupos da Liga Europa:

03/nov, quinta-feira

Grupo A
Rubin Kazan-RUS 1×0 Tottenham-ING
Shamrock Rovers-IRL 1×3 PAOK-GRE

Grupo B
Vorskla Poltava-UCR 1×3 Standard Liège-BEL
Kobenhavn-DIN 1×2 Hannover 96-ALE

Grupo C
Legia Varsóvia-POL 3×1 Rapid Bucareste-ROM
PSV-HOL 3×3 Hapoel Tel Aviv-ISR

Grupo D
Vaslui-ROM 1×0 Sporting-POR
Lazio-ITA 1×0 Zürich-SUI

Grupo E
Maccabi Tel Aviv-ISR 1×2 Stoke City-ING
Besiktas-TUR 1×0 Dynamo Kiev-UCR

Grupo F
Red Bul Salzburg-AUT 0x1 Athletic Bilbao-ESP
Paris Saint-Germain-FRA 1×0 Slovan Bratislava-ESQ

Grupo G
Metalist Kharkiv-UCR x Malmö-SUE
Austria Viena-AUT x AZ-HOL

Grupo H
Braga-POR x Maribor-ESL
Birmingham-ING x Club Brugge-BEL

Grupo I
Celtic-ESC x Rennes-FRA
Atlético de Madrid-ESP x Udinese-ITA

Grupo J
Schalke 04-ALE x AEK Larnaca-CHP
Steaua Bucareste-ROM x Maccabi Haifa-ISR

Grupo K
Twente-HOL x OB-DIN
Fulham-ING x Wisla Cracóvia-POL

Grupo L
Anderlecht-BEL x Sturm Graz-AUT
AEK-GRE x Lokomotiv Moscou-RUS