Besiktas confia em Negredo e oferece uma boa chance para o centroavante se reerguer

Depois de Pepe, o centroavante espanhol é outro reforço renomado para os atuais bicampeões turcos

Desde que Senol Günes assumiu o time e o colocou no topo do Campeonato Turco, o Besiktas se notabilizou por recuperar centroavantes renomados. O estilo de jogo aplicado pelo técnico beneficia os jogadores de área, fundamentais para o bicampeonato nacional. Durante o primeiro título na Süper Lig, o astro foi Mario Gómez. Depois dos altos e baixos vividos na Fiorentina, o centroavante reencontrou seu melhor futebol em Istambul, a ponto de voltar à seleção alemã. Todavia, com o fim do empréstimo de uma temporada, o Wolfsburg entrou com a grana e contratou o goleador. Já na última campanha, o mesmo aconteceu com Vincent Aboubakar, respingando até na Copa Africana de Nações. E com a volta do camaronês ao Porto, o Besiktas tenta repetir a fórmula pela terceira vez. Agora, traz em definitivo Álvaro Negredo, gerando grandes expectativas na torcida.

VEJA TAMBÉM: Pepe chega ao Besiktas para desfrutar da idolatria e ajudar clube que busca subir de patamar

Negredo não é um jogador incontestável, mas está entre os melhores centroavantes espanhóis de sua geração. Sua passagem pelo Sevilla foi brilhante, o que valeu a aposta do Manchester City. Apesar de alguns bons jogos, o reforço não atendeu a demanda dos Citizens e buscou novos rumos logo na temporada seguinte. Pouco ajudou em meio à bagunça vivida pelo Valencia, antes de se sair bem (dentro do possível) no Middlesbrough, mesmo não evitando o rebaixamento à Championship. Foram nove gols e quatro assistências na última edição da Premier League. Assim, o Besiktas surge como uma ótima oportunidade ao veterano.

E o clube também se dá bem ao apostar em Negredo. Os alvinegros desembolsaram €2,5 milhões pelo espanhol, um terço de seu valor de mercado estimado – segundo o site Transfermarkt. Tudo bem que o jogador de 31 anos não deve render por muito tempo, mas dificilmente a diretoria encontraria um centroavante de seu nível por este preço. O novo contratado tende a fazer estrago na Süper Lig, onde vários veteranos costumam reinar, assim como pode contribuir com sua experiência na Liga dos Campeões. Deverá se revezar no setor com Cenk Tosun, outro homem de área que vem em alta sob as ordens de Senol Günes.

O Besiktas, aliás, faz um mercado de transferências interessante. Álvaro Negredo e Pepe chegam para ser novas referências, enquanto Caner Erkin foi contratado em definitivo. E ainda existe a expectativa de que Aymen Abdennour, zagueiro do Valencia, seja anunciado nos próximos dias. Por outro lado, as únicas perdas significativas já estão repostas: além do supracitado Aboubakar, também o zagueiro Marcelo, vendido ao Lyon. Não dá para negar que, neste momento, os alvinegros parecem ainda mais fortes.

Considerando a média de idade do elenco, o Besiktas confia em um projeto imediatista, com vários jogadores experientes para liderarem a manutenção do sucesso doméstico e proporcionarem boas campanhas continentais. Dez atletas já passaram dos 30 anos, todos eles importantes para a rotação principal – incluindo Ricardo Quaresma, Ryan Babel, Adriano e Andreas Beck. Assim como Pepe, Negredo só enfatiza a mentalidade da diretoria no mercado. Entretanto, se a política já vem dando certo, a vinda do espanhol soa como natural. Quem sabe, para oferecer ainda mais às Águias, em um dos melhores momentos da história do clube.