O Torino atravessa uma excelente fase nesta reta final da Serie A. Os grenás dificilmente alcançarão a zona de classificação à Champions, mas possuem força suficiente para descolarem uma vaga na próxima Liga Europa. Ao longo das últimas 16 rodadas, sofreram apenas uma derrota e acumularam nove vitórias. O triunfo mais recente abriu o domingo no Italiano, com ares de épico. Em uma tarde inspirada por Andrea Belotti, o Toro empolgou sua torcida com os 3 a 2 sobre o Sassuolo em Turim. O golaço de bicicleta do artilheiro foi a apoteose.

Belotti chegou a atravessar momentos ruins nos últimos meses, mas protagoniza a recuperação do Torino na Serie A. No entanto, ofereceu provações ao time neste domingo. Logo aos 17 minutos, o centroavante desperdiçou um pênalti. Encheu o pé e carimbou o travessão. Para piorar, dez minutos depois, o Sassuolo abriu o placar em Turim. A defesa saiu jogando errado e Mehdi Bourabia acertou um chute rasante de fora da área. O problema é que o próprio Bourabia seria expulso um minuto depois. O árbitro resolveu puni-lo com o segundo amarelo por erguer a camisa na comemoração, em decisão bastante injusta.

Com a vantagem numérica durante mais de uma hora, o Torino partiu para cima, mas suaria para garantir a virada. O empate saiu aos dez minutos do segundo tempo. Lorenzo de Silvestri matou no peito e deu um passe açucarado para Belotti escorar na pequena área. Porém, o Sassuolo ainda retomou a vantagem aos 25, quando Pol Lirola acertou um ousado chute de calcanhar, ao aproveitar o rebote do goleiro Salvatore Sirigu.

A vitória do Toro só começou a se desenhar aos 35. Simone Zaza saiu de frente para o gol e não perdoou, assegurando ao menos o empate. Até que, dois minutos depois, brilhasse a estrela de Belotti. Cruzamento da direita e o artilheiro emendou uma bicicleta fabulosa, para determinar o triunfo. Detalhe é que, no início do segundo tempo, ele quase tinha anotado outro gol de bicicleta, negado por um milagre do goleiro Andrea Consigli. O camisa 9 soma 15 tentos nesta Serie A, oito desde março, deixando para trás a decepcionante marca de 10 gols na temporada passada.

Enquanto isso, o Torino aguarda os resultados para dormir na zona de classificação à Liga Europa. Os grenás somam 60 pontos, na sexta colocação. O Milan aparece logo à frente, com 62 pontos, mas o Toro também pode ser ultrapassado pela Roma, com 59, fechando o dia diante da Juventus. E se resta uma esperança à Champions, os turineses precisarão secar a Internazionale. Na quarta colocação, os nerazzurri têm três pontos a mais, mas pegam o rebaixado Chievo em Milão nesta segunda-feira.