Campeão da Eurocopa de 1974. Franz Beckenbauer apontou a Espanha como principal favorita ao título da competição em 2012. O alemão, no entanto, afirmou que, mesmo tendo a melhor seleção do planeta, a Fúria ainda é superada pelo Barcelona por conta de um motivo principal: Lionel Messi.

“O Barcelona é melhor que a seleção espanhola por causa do Messi. O time tem qualidade para conquistar o bicampeonato da Liga dos Campeões. Eles têm definido o padrão do futebol. Jogam perfeitamente, por conta da sofisticação da sutileza do jogo, da mobilidade e da forma como tocam a bola”, elogiou, em entrevista à revista Kicker.

Além de falar sobre o favoritismo da Espanha, o Kaiser também fez outros prognósticos sobre a Euro 2012: “A Espanha é a melhor seleção do mundo e são favoritos para a Euro 2012. A Alemanha tem feito grandes progressos e também está neste nível. A França pode surpreender. Eles ganharam as manchetes por seus problemas em 2010, mas estão bem melhores agora”.

Alemanha e Espanha já estão classificados para a fase decisiva do torneio continental. Os Bleus ainda dependem de ao menos um empate contra a Bósnia, nesta terça-feira, para confirmar a sua vaga.

Beckenbauer disputou a Eurocopa em 1972 e 1976 como jogador, vencendo a primeira e perdendo a decisão da segunda. Como técnico, ele foi semifinalista em 1988, eliminado pela campeã Holanda.