Bayern: para poder começar a festa

Os resultados da penúltima rodada deixaram o Bayern de Munique a um passo do título do Campeonato Alemão. Afinal de contas, o clube de Munique abriu três pontos de vantagem para o Schalke 04, além de ter 17 gols de vantagem no saldo. Agora, apenas um ponto separa a equipe de sua 22ª conquista da Bundesliga. E ela pode vir contra o Hertha Berlim, clube que a equipe visita neste sábado, na última rodada do torneio.

A concentração dos atletas para a primeira conquista da temporada mantém-se em alta, porém. E a possibilidade de vencer a Copa da Alemanha e a Liga dos Campeões, além da Bundesliga, foi lembrada pelo lateral Philipp Lahm: “Vencer a Bundesliga significa que fizemos uma temporada decente. Seria ruim para o Bayern ficar duas temporadas seguidas sem o título, mas voltamos e provamos que somos o clube número um na Alemanha. E não é todo ano que você tem a chance de vencer dois, ou até três, títulos.”

Há a possibilidade de que o técnico Louis van Gaal faça mudanças no time que enfrentará o Hertha, para poupar jogadores. Ainda sobre a possibilidade da Tríplice Coroa, o diretor esportivo do clube, Christian Nerlinger, falou: “Acredito que temos um time reconhecível pela sua mentalidade vencedora. Estou otimista [para conquistarmos os títulos], porque o desenvolvimento do time tem sido excelente, e agora são profissionais com caráter e uma mentalidade forte.”

Do lado do Hertha Berlim, que não evitou o rebaixamento para a Bundesliga 2, o técnico Friedhelm Funkel pediu esforço na última partida da temporada: “Temos a oportunidade de jogar em frente à 75 mil torcedores, e agradecê-los pelo apoio nesta temporada. Disse isso porque o esforço que eles fazem está além dos nossos pedidos.”

Tendo de descontar a diferença nos pontos e no saldo de gols, o Schalke 04 enfrentará uma dura batalha para manter o sonho do título alemão. Visitando o Mainz, os Azuis Reais têm a obrigação de ganhar. Pelo menos, é o que pediu o técnico Felix Magath: “Não espero que vençamos por um placar largo, e superemos o Bayern. Mas isso não significa que não nos esforçaremos contra o Mainz. Devemos isso aos torcedores, que nos deram apoio fenomenal ao longo da temporada.

Caso vença o Mainz, a equipe de Gelsenkirchen terá o melhor desempenho da temporada, em jogos fora de casa. Tal feito também foi enfatizado por Magath: “Pode não valer nada, mas ainda seria um grande feito. O Mainz conseguiu algumas performances ótimas em sua casa.” Sobre o time que irá a campo, o treinador disse que pode fazer algumas mudanças. Por exemplo, no ataque: “Talvez eu dê um descanso a Kevin Kuranyi, já que ele pode não estar totalmente focado, por perder a Copa do Mundo.”

Do lado do Mainz, o clima é de continuação do trabalho, já que o técnico Thomas Tuchel anunciou a renovação do contrato até 2013. Tuchel afirmou: “A oferta que o clube me fez significa o quanto o Mainz confia em mim. Ainda temos um longo caminho em termos de desenvolvimento, mas eu estou olhando para o nosso futuro.”

Na disputa das vagas na Liga dos Campeões, o Bayer Leverkusen enfrenta o Borussia Mönchengladbach, ao passo que o Werder Bremen recebe o Hamburg. É mais uma disputa, que mobiliza o último dia da Bundesliga.

Confira os jogos da 34ª rodada da Bundesliga

Sábado, 8/maio
Hertha Berlim x Bayern de Munique
Werder Bremen x Hamburg
Mainz x Schalke 04
Wolfsburg x Eintracht Frankfurt
Bochum x Hannover 96
Mönchengladbach x Bayer Leverkusen
Hoffenheim x Stuttgart
Freiburg x Borussia Dortmund
Nürnberg x Colônia

Clique aqui para conferir a tabela e a classificação da Bundesliga