O Barcelona derrotou o Alavés por 2 a 0, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol. A vitória sobre o lanterna foi tranqüila e deixa o time catalão dez pontos à frente do vice-líder Valencia.

Embora o Alavés tenha dado um ou outro susto, o comando da partida foi sempre do Barcelona. Aos 5 minutos de jogo, Ronaldinho acertou um chute na trave adversária. Durante toda a primeira etapa, as assistências do brasileiro para Larsson infernizaram a defesa do lanterna do campeonato. Mas o Barça não conseguiu abrir o placar antes do intervalo.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, os catalães marcaram. Iniesta chutou do canto da área, o goleiro não conseguiu segurar, Larsson se antecipou à defesa e tocou para o gol. Mesmo com a vantagem, o Barcelona continuou pressionando. Aos 22 minutos, Iniesta foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Ronaldinho cobrou, mas mandou a bola para fora. Aos 30 minutos, foi a vez de Giuly chegar perto, acertando a trave.

Aos 37 minutos, finalmente saiu o segundo gol do Barcelona. Ronaldinho fez boa enfiada para Messi. O goleiro defendeu o primeiro remate do argentino, mas o atacante chegou primeiro no rebote e tocou para o gol.

A vitória leva o Barcelona a 49 pontos, dez a mais que o Valencia, que chegou à vice-liderança graças à derrota do Osasuna para o Villarreal. Mais tarde neste domingo, o clássico basco entre Real Sociedad e Athletic Bilbao fecha a 20ª rodada do Campeonato Espanhol.