O Estádio do Dragão estava prestes a ser inaugurado, em 16 de novembro de 2003, e o Porto queria um convidado especial. Chamou o Barcelona. Como a partida seria realizada no meio de uma data Fifa, Frank Rijkaard não tinha todos seus jogadores à disposição e precisou recorrer ao sub-19 para completar o elenco. Entre os jovens que convocou, estava um moleque de 16 anos, baixa estatura e uma perna esquerda divina: Lionel Messi.

Faz 15 anos que Messi fez a sua primeira partida pelo time principal do Barcelona. Entrou nos minutos finais, pegou quatro ou cinco vezes na bola e perdeu chances de gol. Impressionou. Aproximadamente um ano depois, estreou oficialmente contra o Espanyol, e o resto, como dizem, é história.

O Barcelona preparou um mini-documentário especial sobre a primeira partida de Messi com a camisa dos catalães, vencida pelo Porto, por 2 a 0. Está em espanhol, mas basta clicar em CC para adquirir, de graça, legendas em inglês.

E aqui um vídeo com mais lances de Messi naquela partida, ao som de um daqueles eletrônicos que, inexplicavelmente, estão sempre presentes em vídeos de futebol.