Os gols de Luis Suárez e Junior Firpo que deram o 2 a 0 ao Barcelona sobre o Getafe no Coliseum Alfonso Pérez, neste sábado (28), garantiram mais do que um pouco de tranquilidade em meio ao momento instável deste início de temporada. Permitiram ao time de Ernesto Valverde acabar com duas marcas indesejáveis.

O triunfo foi o segundo consecutivo da equipe, depois do 2 a 1 sobre o Villarreal na rodada anterior de La Liga. A última vez que o Barça havia vencido dois jogos seguidos havia sido em 1º de maio, quando bateu o Liverpool por 3 a 0 pela Champions League depois de vencer o Levante no Espanhol. Desde então, 12 partidas haviam sido disputadas sem uma sequência de dois triunfos.

O fato de que a vitória tenha acontecido longe do Camp Nou quebra também outra sequência incômoda: o Barcelona acumulava oito partidas seguidas sem vitórias fora de casa, com três empates e cinco derrotas. Na atual temporada de La Liga, eram duas derrotas (Athletic Bilbao e Granada) e um empate (Osasuna) em três jogos como visitante.

O Barça luta para ser constante neste começo de campanha nova, atualmente com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas em oito jogos em 2019/20. Não ajuda que o clube não tem podido contar com Lionel Messi, desfalque em cinco das oito partidas por causa de lesão. O argentino, depois de perder os quatro primeiro jogos, começou a ser utilizado contra o Borussia Dortmund, na abertura da Liga dos Campeões, e esteve em campo contra Granada e Villarreal, mas não chegou a fazer uma partida completa antes de sentir problemas físicos novamente.

Classificações Sofascore Resultados

Sem Messi e recém-desfalcado de Ansu Fati, garoto-sensação que também sentiu lesão antes do jogo com o Getafe, o Barcelona teve outro veterano e outro garoto para decidir no Coliseum Alfonso Pérez.

Luis Suárez, aos 41 minutos do primeiro tempo, abriu o placar após chutão de Ter Stegen que virou assistência. O uruguaio definiu a jogada com categoria, encobrindo o goleiro David Soria para fazer 1 a 0.

No segundo tempo, aos quatro minutos, o lateral Junior Firpo, recém-contratado vindo do Betis, pegou rebote de chute forte de Carles Pérez e fechou a vitória em 2 a 0, levando o Barça provisoriamente ao G4 de La Liga.

Nenhum clube espanhol tem destoado positivamente nestas primeiras rodadas, então vencer em meio às dificuldades, enquanto a estabilidade não vem, é essencial às pretensões de título do Barça.