Cruyff foi jogador e treinador do Barcelona durante períodos vitoriosos, o que já lhe valeria todas as homenagens. Mas ele também foi o filósofo por trás do estilo de jogo tão característico dos catalães, uma espécie de oráculo do qual surgiram as ideias de posse de bola e ofensividade que permearam as últimas décadas. Por tudo isso, provavelmente ninguém mereceria mais uma estátua na entrada do Camp Nou do que ele.

A peça foi inaugurada nesta segunda-feira, com a presença de dignatários, como o presidente Josep Bartomeu, a família de Cruyff e os ex-jogadores Carles Puyol, Sergi Barjuan e Albert Ferrer. Foi construída pela escultora holandesa Corry Ammerlaan. Tem 3,5 metros e altura e pesa 1,5 tonelada. A pose foi inspirada em uma icônica imagem de Cruyff noas anos setenta, com a camisa 9 nas costas e o braço estendido, dando instruções aos companheiros.

A estátua de Cruyff sendo inaugurada (Foto: Getty Images)

“A imagem reflete não apenas a maneira como era um líder em campo, mas também fora dele, especialmente na sua carreira como treinador do Dream Team (equipe do Barcelona no começo da década de noventa), e também pelas suas muitas ações de caridade e empreendimentos comerciais desenvolvidos pela (instituição) World of Johan Cruyff, seu legado pessoal”, afirmou o Barcelona, em uma nota oficial.

A estátua foi colocada na entrada grandstand, próxima à de Ladislau Kubala. “Esta estátua deve ser uma lembrança permanente de Johan Cruyff e do que ele representa. Johan Cruyff foi uma parte muito importante da nossa história, da nossa essência e do nosso sentimento”, resumiu o presidente Bartomeu.

“Esta estátua traz prazer e orgulho para toda a família”, acrescentou o filho de Johan, Jordi Cruyff. “Gostaríamos de agradecer a todos que a tornaram possível. E está em um lugar muito especial para ele, onde ele passou muito tempo como jogador e treinador”. Cruyff jogou pelo Barcelona entre 1973 e 1978 e retornou, no final da década de oitenta, para ser treinador. Comandou os catalães até 1996 e morreu vinte anos depois.