Barcelona e Real Madrid enfrentam 'desesperados'

Real Madrid e Barcelona encaram neste fim de semana, pela 32ª rodada da Liga Espanhola, equipes ameaçadas pelo rebaixamento. Os Merengues, líderes do torneio, pegam o Murcia, penúltimo colocado, com uma grande chance de manter sua confortável vantagem na ponta. Os blaugranas visitam o Recreativo Huelva, que nunca em sua história ganhou do time catalão.

Na semana passada, o Barcelona (3°, 59 pontos) amargou um empate em casa contra o Getafe. O resultado provocou a ira dos torcedores, que vaiaram a equipe e protestaram. A vitória por 1 a 0 na quarta-feira sobre o Schalke 04, com a conseqüente classificação para as semifinais da Liga dos Campeões, deixou o ambiente um pouco mais calmo, mas um novo tropeço será suficiente para tirar a torcida blaugrana do sério de novo.

Pelo menos o clube conta com uma curiosidade a seu favor. Em seus 120 anos de história, o Recreativo Huelva (17°, 36 pontos) nunca ganhou de apenas uma equipe da primeira divisão: o Barcelona. Além disso, o adversário do time catalão luta para escapar da ameaça de rebaixamento. Contudo, o vice-líder amarga uma série de três partidas sem ganhar fora de casa.

A grande novidade no Barcelona fica por conta do retorno de Lionel Messi. O atacante voltou a ser relacionado pelo técnico Frank Rijkaard após desfalcar a equipe desde o começo de maio. O argentino se recuperou de um problema muscular e deve começar no banco. Por outro lado, o holandês não contará com Henry, Iniesta e Bojan, machucados. O ataque deve ser formado por Eto’o, Ezquerro e Giovani dos Santos.

O Real Madrid (1°, 66 pontos) entra em campo no domingo contra outra equipe às voltas com o fantasma do descenso. No Santiago Bernabéu, os Merengues encaram o Murcia (19°, 29). Em 16 partidas como visitante até agora na competição, o Murcia venceu apenas uma vez e perdeu outras dez.

O técnico Bernd Schuster não contará com Sergio Ramos, suspenso. Para o lugar dele, Miguel Torres deve ser escalado na lateral-direita. Pepe, em fase final de tratamento de um problema físico, tem chances de voltar à equipe. Neste caso, Heinze seria deslocado para a lateral-esquerda.

O Villarreal (2°, 59 pontos) tenta se recuperar da derrota por 2 a 0 para o Sevilla na semana passada. O Submarino Amarelo visita o Almería (9°, 42) mas não terá os defensores Diego Godin e Joan Capdevila. Ambos cumprem suspensão. O atacante Tomasson, machucado, está fora. Angel, Bruno e Guille Franco se recuperam de lesões e seguem como dúvida.

Na briga pelo quarto lugar e pela vaga na Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid (4°, 53 pontos) visita o Valladollid (15°, 38). O Racing Santander (5°, 50) enfrenta o Valencia (14°, 39) fora de casa.

Veja os jogos deste fim de semana pela 32ª rodada da Liga Espanhola:

Sábado, 12/abril
Valencia x Racing Santander
Recreativo Huelva x Barcelona

Domingo, 13/abril
Deportivo La Coruña x Athletic Bilbao
Espanyol x Osasuna
Getafe x Zaragoza
Mallorca x Sevilla
Betis x Levante
Valladollid x Atlético de Madrid
Real Madrid x Murcia
Almería x Villarreal