Barça x Real Madrid comanda fim de semana de clássicos

Super Clássico espanhol tem novo duelo no fim de semana, mas veremos grandes duelos na Itália, Portugal, Argentina, Equador e no Leste Europeu

O fim de semana futebolístico está a gosto do público, trazendo os principais elementos de sucessos de bilheteria ou de audiência na TV. Temos dérbi, clássico, super clássico, chance de vingança para o Manchester United, referências cretinas ao ex-presidente Lula, estreia de craque brasileiro na MLS, clube português querendo sair do buraco contra líder do campeonato e até mesmo jogador-treinador que vai brilhar na Suíça.

Tudo isso reunido em dois dias alucinantes de rodada, passando pela Europa, América do Norte e América do Sul. Evidente que o carro-chefe de toda essa jogatina é mais um Super Clássico entre Real Madrid e Barça, no sábado, no Santiago Bernabéu. Além desse duelo de sair faísca, o Sporting recebe o Porto no José Alvalade e tenta tirar o pé da lama, o Milan buscará dar o troco na Lazio pelas últimas duas derrotas no confronto, entre outras atrações que prometem abalar as estruturas de estádios, mundo afora.

Aproveita e dê uma olhada na programação da TV também, que a partir do Roteiro pode te ajudar a escolher o cardápio do fim de semana.

O jogão

Real Madrid x Barcelona
Sábado, 12h

O Super clássico espanhol já deu o que falar durante a semana, pela Copa do Rei. Neste sábado, por La Liga, que já está com a tabela resolvida a favor dos blaugrana, o clima será tão quente quanto. A ver como o Real vai se portar, sabendo que só mesmo milagre tira o título do Barcelona. Ao que depender dos atletas madridistas, mais uma vitória para complicar a vida do rival, que ainda terá uma decisão europeia pela frente. Sábado a Espanha vai parar novamente para prestigiar o duelo no Santiago Bernabéu.

Fique de olho

Tottenham x Arsenal
Domingo, 13h

O clássico do norte de Londres tem um gosto de vingança. No primeiro turno, o Tottenham começou a partida no Emirates em ritmo acelerado, mas acabou engolido pelo Arsenal em goleada por 5 a 2. Em White Hart Lane, os Spurs terão a chance de dar o troco e deixar os rivais ainda mais distantes do Top Four. Gareth Bale é o principal trunfo nesta empreitada, autor de nove gols nas últimas sete partidas e eleito o melhor jogador da Premier League em fevereiro. Do outro lado, os Gunners esperam que a baixa nas outras competições não atrapalhe a sequência de três vitórias na EPL, nas quais Santi Cazorla destoou.

Milan x Lazio
Sábado, 16h45

Os dois disputam ponto a ponto as vagas europeias na tabela da Serie A. A Lazio está em vantagem, muito embora não atravesse grande momento, somando três derrotas entre os últimos cinco compromissos. Em alta, o Milan de Balotelli terá a torcida ao seu lado diante dos aquilotti. Entretanto, a equipe da capital venceu as duas últimas partidas diante dos rossoneri. Será o único jogo de sábado pela rodada do italiano.

Sporting x Porto
Sábado, 16h45

A urucubaca em torno do Sporting é grande. Entre crises políticas e atuações bizonhas no Campeonato Português, os Leões vão lutando contra o naufrágio. Na 11ª posição, a sete pontos da zona de rebaixamento, os lisboetas terão um desafio complicadíssimo no José Alvalade. Logo o Porto, líder da competição e que está invicto. Tudo indica que teremos mais uma vitória dos Dragões, mas o futebol, bem… ele costuma ser cheio de surpresas. Quem agradeceria uma vitória alviverde seria o Benfica, que pega o Beira-Mar.

San Lorenzo x River Plate
Domingo, 17h

A situação do Ciclón e dos Millonarios continuam distintas. Desde o retorno à elite argentina, o River tem estado entre o pelotão superior na tabela. Um ano e meio após o descenso, a equipe comandada por Ramón Díaz (técnico no título da Libertadores em 1996 e que já treinou o San Lorenzo) parece ter aprendido a lição. Já o Cuervo, caminha a passos largos para o seu segundo rebaixamento. Somando três empates nas três rodadas do Torneo Final, o San Lorenzo tenta fugir do fantasma da B, juntamente com o Independiente. O River, que nada tem a ver com isso, tenta manter os 100% de aproveitamento e divide a ponta com o Lanús. O domingo será agitado no Nuevo Gasómetro.

Emelec x Barcelona (EQU)
Domingo, 15h

Sem sair da América do Sul, temos um legítimo clássico equatoriano, “El clásico del Astillero”, Emelec e Barcelona de Guayaquil se enfrentarão no George Capwell. Os Bombillos nadam de braçada na classificação da liga local, contrastando com o rival, que amarga a penúltima posição com apenas dois pontos em cinco partidas. Difícil mesmo é o mandante conseguir interromper a série invicta de três anos do Barcelona neste clássico. Freguesia ou continuação da crise dos toreros?

Vale uma zapeada
Veja a programação de TV

Borussia Dortmund x Hannover 96
Sábado, 11h30

É sempre interessante ver o Borussia Dortmund jogar. Donos de um futebol vistoso, os aurinegros sempre são uma atração à parte. Muito embora a campanha da Bundesliga já tenha ido para as cucuias, o duelo contra o Hannover promete ser interessante e de muitos gols. Os Roten ainda tentam beliscar uma vaga na Liga Europa, brigando com Freiburg e Hamburg, que estão na sua frente.

O reencontro

Manchester United x Norwich
Sábado, 12h

Na ponta da tabela com folgas, o Manchester United joga no Old Trafford para somar mais três pontos na Premier League. Isso na teoria. Na prática, durante o primeiro turno, os Canários venceram no Carrow Road, com gol de Pilkington, em novembro de 2012. Já naquela ocasião, os Red Devils lideravam o campeonato, mas sucumbiram diante do nó tático operado por Chris Hughton. O filme se repete no sábado, em pleno Teatro dos Sonhos?

O clássico

Rapid x Dinamo Bucareste
Domingo, 15h3o

Rapid e Dinamo farão no domingo de tarde o clássico de Bucareste, pela Liga Romena. Os rivais já estiveram em melhor situação no campeonato local. Entretanto, nesta temporada, a coisa está feia. Na sétima e oitava colocação, respectivamente, os dois estão longe até da briga pelas vagas europeias. Em vantagem, o Dinamo está com quatro pontos de vantagem para o arquirrival, além do retrospecto favorável: não perde para o Rapid desde 2008. Será que a freguesia continua?

O cara

Gennaro Gattuso
Zurich x Sion
Sábado, 15h45

Incansável, o volante/buldogue Gennaro Gattuso assumiu o cargo de treinador do Sion, ex-equipe comandada por Vladimir Petkovic, hoje na Lazio. Pois bem, seria uma manchete normal, se o italiano não continuasse a ser jogador da equipe suíça. Será a segunda partida de Gattuso como técnico-atleta do Sion. Nesta quarta-feira, ele se substituiu aos 41 minutos do segundo tempo, só para ser aplaudido.

O brasileiro

Juninho Pernambucano
Portland Timbers x New York Red Bulls
Domingo, 21h30

A MLS volta após quase dois meses e o destaque certamente será Juninho Pernambucano, novo contratado do New York Red Bulls. O meia deverá provar que ainda pode dar um caldo no futebol internacional e encontra um cenário interessante para isso. Cada vez mais o esporte cresce na terra de Obama e a liga vai aumentando seu nível com as chegadas de craques como Juninho. Para encerrar o domingo, o Portland Timbers de Nagbe, Johnson e Silvestre (aqueles que adoram serrar troncos durante as partidas) recebe o Red Bulls de Henry, Tim Cahill e Digão, irmão de Kaká.

Passe longe

Metalist x Metalurh Donetsk
Sábado, 14h30

Ah, o Ucranianão… sempre com partidas incríveis. O Oblasny Sportscomplex de Kharkiv receberá um grande duelo na tarde de sábado. O Metalist de Cleiton Xavier encara o Metalurh Donetsk de Ebecilio, num clássico que poderia ser facilmente assimilado ao ex-presidente Lula, célebre metalúrgico em São Bernardo do Campo. Antes que as piadas e trocadilhos a respeito desse jogo fiquem piores, avisamos: passe longe.