Barça domina Celtic, mas vence quando usa contra-ataque

Com mais de 80% de posse de bola, blaugranas sofreram contra a retranca escocesa, mas conseguiram o gol em um contra-ataque puxado por Neymar

Jogar contra o Celtic no Celtic Park é uma tarefa duríssima. Ao menos para o Barcelona. Os escoceses usaram a mesma estratégia da temporada passada, quando os dois times também estavam no mesmo grupo. Se na temporada passada os blaugranas acabaram derrotados por 2 a 1, desta vez venceu por 1 a 0, mas o sofrimento foi parecido.

O Celtic se defendeu com unhas e dentes, duas linhas de quatro e Stokes e Samaras recompondo para ajudar. O Barça teve 82% de posse de bola contra 18% dos escoceses. Um massacre numérico que não se refletiu em campo. O Barcelona chutou 13 vezes a gol, mas só cinco acertaram o alvo. O Celtic teve ainda menos, cinco chutes, sendo só dois certos.

O jogo se arrastava em um 0 a 0 complicado quando Neymar sofreu falta dura de Brown. O juiz já tinha puxado o cartão amarelo, mas o escocês ainda deu um biquinho no brasileiro. Stéphane Lannoy, então, expulsou o camisa 8 dos Hoops, que ficaram com um a menos. Mesmo assim, o jogo continuava duro, porque tanto Stokes quanto Samaras, atacantes do time, recuaram para fechar atrás.

O gol veio em um lance de raro contra-ataque que o Celtic permitiu, Neymar aproveitou e criou a jogada que resultou no gol de Fàbregas, em cruzamento de Sánchez. Um gol importante de uma vitória que deixa o time com duas vitórias em dois jogos, tranquilamente classificado em primeiro lugar. Para o Celtic, a situação é oposta: apesar de ter feito mais um bom jogo, foi novamente derrotado. No primeiro jogo, mesmo sendo melhor, perdeu do Milan. Agora, fica em situação difícil no grupo, que já é complicado. Resta buscar a vaga na Liga Europa.

Formações iniciais

Celtic x Barcelona

Destaque do jogo

Neymar buscou muito o jogo e era quem mais tentava lances individuais para quebrar a defesa fechada do Celtic. Foi dele o lance que gerou a expulsão de Brown e armou a jogado do gol.

Momento-chave

O momento que o Barcelona aproveitou bem o contra-ataque que teve. Nos pés de Neymar, o time teve a velocidade de definição de jogada, o que foi fundamental para o lance do gol.

Os gols

30’/2T: GOL DO BARCELONA! Neymar puxou contra-ataque e, contra quatro defensores, abriu para Aléxis Sánchez, que colocou na cabeça de Fàbregas. Gol de cabeça do Barça.

Curiosidade

O gol do Barcelona foi marcado em um raro gol de cabeça. Nesta temporada, o time fez só quatro gols de cabeça em 29 marcados. Na temporada passada, foram cinco em 115, considerando só o Campeonato Espanhol.

Ficha técnica

CELTIC 0X1 BARCELONA

Celtic Celtic
Ben Forster; Mikael Lustig (James Forrest, 25’/2T), Efe Ambrose, Virgil Dijk e Emilio Izaguirre; Adam Matthews, Scott Brown, Charlie Mulgrew e Kris Commons (Teemu Pukki, 41’/2T); Anthony Stokes (Beram Kayal, 25’/2T) e Georgios Samaras. Técnico: Neil Lennon
Barcelona Barcelona
Victor Valdés; Daniel Alves, Marc Bartra, Gerard Piqué e Adriano; Sergio Busquets, Xavi e Andrés Iniesta (Alexander Song, 44’/2T); Pedro (Alexis Sánchez, 29’/2T), Cesc Fàbregas (Cristian Tello, 33’/2T) e Neymar. Técnico: Gerardo Martino
Local: Estádio Celtic Park (Glasgow-ESC)
Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)
Gols: Cesc Fàbregas, 30’/2T (Barcelona)
Cartões amarelos: Lustig, Izaguirre, Samaras (Celtic), Busquets, Fàbregas, Sánchez (Barcelona)
Cartões vermelhos: Scott Brown (Celtic)