Por Gabriela Chabatura, em Montevidéu

Localizado a dez quilômetros do centro de Montevidéu, o bairro Peñarol, onde o clube homônimo foi fundado, passa quase despercebido pelos olhares dos uruguaios e, principalmente, dos turistas. Com passeios apenas em determinados meses do ano para estrangeiros, o povoado se caracteriza e promove o turismo com a história dos trabalhadores e operários da Central Uruguay Railway Company of Montevideo (nomenclatura em inglês da companhia ferroviária da cidade). Mas quem espera alguma menção ao Club Atlético Peñarol ou Central Uruguay Railway Cricket Club, primeiro nome da agremiação, se decepciona.

LEIA TAMBÉM: Este é Jorge Sosa, o fanático pelo Peñarol que idolatra Rogério Ceni

Pacato, o bairro, constituído majoritariamente por idosos e crianças, conserva a linha férrea e possui um circuito histórico, com algumas atrações como a “Casa dos Operários”, “Oficina”, “Centro do Artesão”, “Casa dos Chefes” e “Estação Peñarol”. Poucos, porém, conhecem ou fazem esse roteiro e sequer têm conhecimento que ali vive um outro Peñarol: o Centro Social do Uruguay Peñarol.

Próximo à estação, na parada final das linhas de ônibus, um casarão antigo funciona a associação esportiva de 85 anos, que tem a bocha como seu carro-chefe. No grande salão dominado pela poeira, idosos uruguaios se encontram para compartilhar um destilado, histórias e jogos de tabuleiro ou caça-níquel. O experiente Vincenzo Yuliano é o mais disposto do grupo. Ele foi atleta do clube e coleciona 17 conquistas em 40 anos de profissão.

Foi também do Centro Social do Uruguay Peñarol que despontou um dos maiores atletas da modalidade, Carlos Alfredo Barrios, também conhecido como Castelhano. Considerado o melhor jogador de bocha no mundo em 1983, Barrios se transferiu para o Brasil na década de 90 e defendeu o Clube Recreativo Dores de Santa Maria.

Atualmente, o centro social sobrevive com recursos modestos. A velha guarda é quem preserva a tradição do local e mantém a incumbência de passá-la adiante. E ela ainda vive.

Peñarol x Palmeiras se enfrentam às 21h45, com transmissão da Globo (para SP) e Fox Sports