O Campeonato Brasileiro de 1988 é um capítulo lindo na história do Bahia. Foi naquele ano que o clube conquistou o seu segundo título nacional, depois de ser o primeiro campeão da Taça Brasil em 1959. E em uma época de muitas reprises na televisão, teremos uma especial no sábado, 14h30, no SporTV: o duelo entre o Tricolor de Aço e o Fluminense, na Fonte Nova, no jogo de volta da semifinal. E o clube decidiu fazer uma ação solidária: vender ingressos para o jogo, a R$ 5, para manter o projeto “Dignidade aos Ídolos”, que auxilia antigos jogadores do clube.

Nós já contamos a história do título do Bahia de 1988. Também já contamos a história do time do Bahia que foi o primeiro campeão nacional do Brasil, com o título da Taça Brasil em 1959. O título de 1988 veio sob a batuta do craque Bobô e uma bela campanha.

Eram 24 clubes, divididos em dois grupos de 12. No primeiro turno, um grupo enfrentava o outro, em 12 rodadas. No segundo turno, os duelos eram dentro do grupo, com mais 11 rodadas. Os dois primeiros colocados de cada grupo, em cada turno, avançavam à fase final, que teria quartas de final, semifinal e final, sempre em dois jogos e com o segundo jogo na casa do time de melhor campanha.

O Bahia foi terceiro colocado do Grupo B no primeiro turno e quarto no segundo. Só que o Vasco ficou em primeiro nos dois turnos neste grupo e, portanto, a vaga foi para o time do grupo com mais pontos na soma dos dois turnos que não estivesse entre os classificados. Este time era o Bahia.

Nas quartas de final, o Bahia passou pelo Sport. Nas quartas, no jogo de ida, empate por 0 a 0 no Rio de Janeiro. No jogo de volta, em Salvador, o Bahia tinha a faca e o queijo na mão. Diante de mais de 110 mil pessoas na Fonte Nova, o time baiano venceu por 2 a 1 e avançou à decisão, contra o Internacional.

Veja o texto publicado pelo próprio Bahia sobre a ação:

Quem viveu, com certeza, voltará a se emocionar.

Quem não viu, meu amigos, terá a chance de vivenciar.

O jogo que nos colocou na final do Brasileiro de 88.

O jogo do recorde de público da história da Fonte Nova.

Trinta e um ano depois, você poderá fazer parte!

Vamos reabrir o borderô do inesquecível Bahia x Fluminense!

Por R$ 5, você entra na resenha, recebe uma réplica do ingresso e ajuda o programa Dignidade aos Ídolos, do Esquadrão.

https://twitter.com/ECBahia/status/1252777336002535426