As principais forças do Grupo D da Copa da Ásia fizeram seus trabalhos, neste sábado, e garantiram classificação às oitavas de final. O Irã derrotou o Vietnã, por 2 a 0, com dois gols de Sardar Azmoun, enquanto o Iraque fez 3 a 0 no Iêmen. As duas seleções somam seis pontos, contra zero dos outros integrantes da chave, e se decidem a liderança na última rodada, na próxima quarta-feira.

LEIA MAIS: 14 veteranos icônicos de suas seleções que disputam a Copa da Ásia em 2019

O primeiro gol de Azmoun foi marcado de cabeça, completando o cruzamento perfeito de Saman Ghoddos, pela direita. O segundo foi muito bonito: após uma boa troca de passes do Irã, Azmoun recebeu na entrada da área, limpou dois marcadores e soltou a perna esquerda para chegar a 26 tentos em 40 partidas pelo Irã. Foi a terceira vez que marcou em duas rodadas da Copa da Ásia.

O Iraque teve ainda menos dificuldades para ganhar do Iêmen, cuja defesa esteve longe dos seus melhores dias. Muhanad Ali abriu o placar com um golaço. Recebeu o passe de um jogador do Iêmen, costurou a linha defensiva a partir da esquerda até soltar um forte chute pela direita, no canto do goleiro. Uma furada permitiu que Ali Adnan passasse para Bashar Rasan, na entrada da área. Com a ajuda de um desvio, ele anotou 2 a 0. Nos acréscimos, Mohamed Dawood foi à linha de fundo e cruzou. Ahmed Yasin escorou de cabeça e Alaa Abbas soltou a perna para fechar o placar.

A Arábia Saudita também chegou a seis pontos em duas partidas, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Líbano, mais uma seleção asiática que não parece ser uma fortaleza na defesa. O primeiro gol surgiu de duas pixotadas: um toque para trás e um erro de domínio colocaram a bola dentro da área libanesa, perfeita para Fahad Al Muwallad soltar a perna. No segundo tempo, Hattan Babhir fez boa jogada pela direita e cruzou de canhota. Hussain Al Mogahwi apareceu entre os zagueiros para fazer o segundo.

O Catar está na segunda posição do Grupo E, com três pontos, e disputa, neste domingo, sua segunda rodada contra a Coreia do Norte, por enquanto zerada. Os outros jogos do dia serão entre Omã e Japão, e Turcomenistão e Uzbequistão. Os quatro melhores segundos colocados também passam às oitavas.