O Newcastle parece outro time em relação ao que começou a temporada de maneira inconstante. Mais do que ganhar reforços vitais nos últimos meses, com a menção inescapável a Miguel Almirón, os Magpies também encaixaram a sua maneira de atuar. E outros protagonistas surgem na campanha que, da ameaça ao rebaixamento, deve garantir à equipe uma confortável posição no meio da tabela. Neste sábado, os comandados de Rafa Benítez cumpriram seu papel no confronto direto com o Southampton. Triunfo por 3 a 1, que viu Ayoze Pérez exibir o seu melhor, com uma tripleta.

Ao lado de José Salomón Rondón, Pérez é o principal responsável pelos gols do Newcastle. E a sua boa fase ajuda a explicar a ascensão. Em março, havia feito uma partidaça contra o Everton. Na rodada anterior, garantiu a vitória contra o Leicester. Já neste sábado, foi responsável por atropelar o Southampton. Abriu a contagem com um lindo gol, encarando a marcação e batendo no cantinho. Ampliou graças ao seu oportunismo. Por fim, ainda que Mario Lemina tenha descontado aos Saints no segundo tempo, o espanhol completou seu hat-trick dando um bocado de sorte, para desviar o peixinho de Matt Ritchie.

O Newcastle assumiu o 12° lugar. Soma 41 pontos, dez acima da zona de rebaixamento. Matematicamente ainda falta um pouquinho, mas ninguém duvida de sua permanência na primeira divisão. E a impressão é que, se o campeonato fosse um pouco mais longo, dava até para tentar encurtar a distância rumo à sétima colocação, que pode render uma vaga na Liga Europa. O Southampton é o 16° e, com 36 pontos, não tem o direito de se descuidar.