A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou os cinco candidatos a melhor jogador africano da temporada de 2016. E os candidatos tiveram grandes temporadas, de maneiras diferentes, e que deve gerar bastante discussão. Cada um deles teve uma temporada para realmente ficar marcada nas suas carreiras.

LEIA TAMBÉM: Orgulho a todo o país: Após 21 anos, Mamelodi recolocou futebol sul-africano no topo da Champions

Os candidatos são:

  • Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão/Borrusia Dortmund)
  • Riyad Mahrez (Argélia/Leicester)
  • Sadio Mane (Senegal/Southampton e Liverpool)
  • Mohamed Salah (Egito/Roma)
  • Islam Slimani (Argélia/Sporting e Leicester)

Aubameyang fez um grande ano em 2016, tanto pela segunda metade da temporada passada, pelo Dortmund, quanto este início de nova temporada. É o principal jogador do Dortmund, que segue sendo um dos times mais fortes da Europa.

Mahrez participou simplesmente de uma das maiores histórias do ano: a do Leicester na Premier League. O pequeno time da Inglaterra conquistou o inédito título inglês, com o argelino sendo destaque – foi inclusive eleito o melhor jogador pelos seus companheiros.

Mane foi excelente pelo Southampton, tanto que chamou muito a atenção do Liverpool, que o levou a Anfield Road. Sob o comando de Jürgen Klopp, vem sendo um dos grandes nomes do ataque avassalador ao lado de Philippe Coutinho e Roberto Firmino.

Salah não conseguiu ter espaço no Chelsea, mas na Roma, onde está desde a temporada passada, ele é um dos melhores jogadores do time. Vestindo a camisa 11 e com a habilidosa perna esquerda, ele é um jogador titular e importante do técnico Luciano Spalletti. Aliás, também é importante na campanha do título.

Por fim, Islam Slimani, que estava no Sporting na temporada passada e agora foi para o Leicester. O centroavante é excelente, bom finalizador e é um jogador capaz de decidir jogos importantes. É também uma esperança argelina, que vem sofrendo nas Eliminatórias da Copa.

O africano do ano na África

Como os grandes destaques africanos estão na Europa, a CAF criou o prêmio apenas para quem atua no continente. Uma forma de valorizar os jogadores locais, além dos clubes também. E o Mamelodi Sundowns, campeão da Liga dos Campeões da África, é o grande destaque das indicações.

Dos cinco indicados, quatro são do clube campeão africano, que disputará o Mundial de Clubes no fim do ano junto com Atlético Nacional e Real Madrid. O outro indicado é de um outro time que ficou conhecido por aqui: o Mazembe, campeão da Copa das Confederações da África, um equivalente da Copa Sul-Americana ou da Liga Europa.

Os candidatos a melhor jogador do ano que atua na África são:

  • Khama Billiat (Mamelodi Sundowns/Zimbábue)
  • Keegan Dolly (Mamelodi Sundowns/África do Sul)
  • Rainford Kalaba (TP Mazembe/Zâmbia)
  • Hlompho Kekana (Mamelodi Sundowns/África do Sul)
  • Denis Onyango (Mamelodi Sundowns/Uganda)