A questão mais importante que o Arsenal precisava resolver para esta temporada era a renovação de contrato de Pierre-Emerick Aubameyang, seu principal jogador, cujo vínculo entrava no último ano de duração. A notícia de que ele permaneceria gerou otimismo para o projeto dos Gunners, em parte pelo voto de confiança ao trabalho do novato Mikel Arteta. Em entrevista à Sky Sports, o gabonês confirmou que o treinador foi um fator chave em sua decisão.

“Duas coisas me persuadiram a ficar. A primeira foi Mikel Arteta porque, desde que ele chegou, ele trouxe muita positividade e uma nova filosofia para nós. Eu acho que isso foi importante porque combinou com meu jogo e eu sinto que posso melhorar com ele. Eu acho que esse foi o fator chave, assim como o amor que recebi dos torcedores e de todo o clube”, afirmou. “Todos me tratam muito, muito bem, então eu me sinto em casa. É por isso que eu fiquei”.

A renovação de Aubameyang foi confirmada cerca de dez dias atrás, mas já vinha sendo indicada por Arteta desde o fim da última temporada. Segundo o jogador, houve uma conversa com o treinador durante a quarentena que fechou a questão para ele.

“Deveríamos falar sobre um jogo e ele falou ‘ok, esquece isso, vamos falar sobre o futuro’, e ele me perguntou o que eu queria fazer. E eu dizia ‘eu me sinto bem desde que você chegou, estou melhorando, e a filosofia é muito, muito boa, então eu só quero ficar’, e ele ‘tenho certeza que, se você ficar, pode deixar um legado, mas depende de você e do que você quer. Claro que pode ir embora e ganhar títulos em grandes clubes, mas eu acho que você pode criar um legado aqui, neste grande clube’. Essa foi a mensagem chave e, depois dessa conversa, eu disse ‘ok, está tudo claro para mim e eu quero ficar’ e foi isso”, contou.

Aubameyang disse que pensou bastante sobre sair porque tinha boas oportunidades também em outros lugares. “Mas esse sentimento de estar aqui, o amor dos torcedores e de todo o clube, não sei saindo eu receberia esse mesmo amor, então é por isso que eu fiquei”, encerrou.

.