A Canadian Premier League anunciou no fim de janeiro o seu primeiro time fruto de expansão. Localizado em Ottawa, em Ontario, o clube pertence ao Atlético de Madrid, que também é dono de um clube no México – o Atlético San Luis. Os Colchoneros terão uma franquia na liga canadense, que é recente, fundada em 2017. O novo clube ainda não tem nome, mas o anúncio com o nome, escudo e cores oficiais acontece na próxima semana e já disputa a temporada 2020, que começa em abril.

“A capital do Canadá é a mais recente cidade a entrar na visão da Canadian Premier League de ser uma liga verdadeiramente de costa a costa. A inclusão da cidade na segunda temporada da CPL traz rivalidades regionais, maior diversidade e representação com a liga continuando a sua missão de levar futebol a todos os torcedores canadenses pelo país”, diz comunicado da CPL.

“Nós estamos emocionados em dar as boas-vindas a Ottawa como oitavo clube da Canadian Premier League e ao Club Atletico de Madrid como nosso mais novo dono do clube de Ottawa”, afirmou o comissionário David Clanachan. “Nós estamos muito empolgados em lançar o clube com um dos mais icônicos e bem-sucedidos clubes do mundo e ansiosos para que entrem em campo na temporada CPL 2020”.

“Nós estamos muito felizes em fazer parte de um projeto tão empolgante em um país incrível. Nós gostaríamos de trazer nossa expertise para uma estrutura muito forte de liga e nós iremos trabalhar junto com a CPL e o resto dos clubes para contribuir para o crescimento do futebol canadense. Nós queremos que os torcedores possam sentir orgulho de pertencer à família Atlético de Madrid, então podemos compartilhar valores com eles”, afirmou o CEO do Atlético de Madrid, Miguel Ángel Gil Marín.

Para trabalhar como um parceiro estratégico do clube em Ottawa, o Atlético de Madrid anunciou Jeff Hunt, empresário que é sócio do Ottawa Redblacks, clube de futebol americano, e do Ottawa 67, clube de hóquei no gelo da Ontario Hockey League. Com isso, esperam que o empresário traga o seu conhecimento sobre a cidade e sobre os esportes no país.

O time do Atlético de Madrid jogará no TD Place Stadium, com capacidade de 24 mil pessoas. O local é casa também do Ottawa Redblacks no futebol americano. Será o segundo maior estádio da liga, atrás apenas do IG Field, de Winnipeg, com capacidade para 33.234 pessoas. Haverá um evento no dia 12 de fevereiro para marcar a inauguração, por assim dizer, do clube.

Com a expansão, são oito clubes participantes da Canadian Premier League (CPL), em oito cidades diferentes e espalhadas por todo país: Atlético Ottawa (Ottawa, Ontario); Cavalry FC (Foothills County, Alberta); FC Edmonton (Edmonton, Alberta); Forge FC (Hamilton, Ontario); HFX Wanderers FC (Halifax, Nova Scotia); Pacific FC (Langford, Briths Columbia); Valour FC (Winnipeg, Manitoba); York9 FC (Toronto, Ontario).

A ideia da Canadian Premier League é chegar a ter 16 clubes até 2026. Segundo o comissionário David Chanachan, o maior entrave para a criação de novos times para a liga é a falta de infraestrutura, conforme afirmou ao próprio site da liga em 2018. O Forge FC ganhou a primeira edição, na temporada 2019, batendo o time que conquistou os dois turnos, Cavalry FC. Foi também com a melhor média de público da liga, com 5.588 pessoas.