Foi logo depois de uma eliminação na quarta fase da Copa do Rei, para o Albacete, em 2011, que Diego Simeone assumiu o comando do Atlético de Madrid. Desde então, os colchoneros nunca haviam perdido antes das quartas de final. Até esta quarta-feira, quando o Girona empatou em 3 a 3, no Wanda Metropolitana, aos 43 minutos do segundo tempo, e, pelos gols marcados fora de casa, avançou à próxima fase.

LEIA MAIS: Numa batalha intensa pelo topo da tabela, os goleiros garantiram o empate entre Sevilla e Atlético

A primeira eliminação do Atlético de Madrid de Simeone nas oitavas de final da Copa do Rei foi cortesia de uma pedra no sapato do treinador argentino. Simeone nunca conseguiu vencer o Girona. Desde que o clube catalão chegou à elite espanhola, na temporada 2017/18, são três empates em três duelos por La Liga, e agora outras duas igualdades no torneio mata-mata.

O jogo de ida terminou 1 a 1. Logo aos 13 minutos em Madri, Diego Godín lançou para Kalinic, por trás da defesa, e o Atlético abriu o placar. Antes do intervalo, Valery dominou, pela esquerda da grande área, e acertou um belo chute no canto do goleiro Adán, um dos reservas que ganharam oportunidade nessa partida. Cobrança de falta de Aleix García pela direita, e Stuani cabeceou com firmeza para fazer 2 a 1 para o Girona.

O Atlético de Madrid precisava virar o jogo. E virou. A bola sobrou para Correa, cara a cara com Iraizoz. O argentinou empatou. Um desvio de Godín, da pequena área, foi defendido pelo goleiro e ainda pegou a trave, antes de ser cortado para escanteio. Aos 39 minutos do segundo tempo, Lemar cavou para encontrar Griezmann dentro da área. O atacante francês, que havia entrado no lugar de Koke no segundo tempo, encheu a perna quase sem ângulo para fazer o terceiro dos colchoneros.

Era só esperar o apito final. No entanto, quatro minutos depois, o Girona saiu em contra-ataque. Borja García pegou o cruzamento da direita da entrada da área, e Doumbia desviou para fazer o gol que colocou o Girona na próxima fase. E eliminou o vice-líder do Campeonato Espanhol.