O goleiro Iker Casillas está bem, estável e recuperado depois do susto na quarta-feira, depois de sofrer um infarto em treinamento do Porto. O jogador foi atendido prontamente pelos médicos do clube e levado com urgência ao hospital, onde passou por uma cirurgia de cateterismo. O pronto atendimento, justamente pelo incidente ter sido no Centro de Treinamento, acabou sendo crucial para que o espanhol não tivesse maiores problemas. Ele ainda ficará três dias internado.

“Por sorte foi diagnosticado rapidamente e os procedimentos correram bem. Pedimos para ter uma equipa ainda no Olival em alerta a partir do momento em que suspeitamos que podíamos estar perante esta situação clínica e colocaram-nos uma equipa de prevenção para que, mal o Iker chegasse ao hospital, pudesse ser diagnosticado como foi e intervencionado”, disse Nélson Puga, médico do Porto.

“Fez um cateterismo e os colegas de cardiologia que atuaram foram muito eficazes na resposta que deram, em particular o colega que fez o cateterismo, que é experiente e que, como o Iker tem na baliza, também tem mãos. Tem mãos para fazer com exatidão estes procedimentos, que correram felizmente muito bem e pôde ser resolvida a situação na hora”, afirmou o responsável pelo departamento médico do clube português.

“A meio do treino, o Iker começou a sentir-se muito mal, com fortes dores no peito, na boca e nos braços. Não estava consciente de que tinha sofrido um enfarte, só depois lhe disseram. Nunca tinha tido qualquer sintoma destes e não vai ficar com sequelas. Teve toda a sorte do mundo de estar no treino e ao pé dos médicos. Se tivesse acontecido em casa, as consequências seriam imprevisíveis… Quando o fui ver, à tarde, já era o Iker que todos conhecemos. Bem-disposto, contente… Por ele já tinha saído do hospital hoje! É um lutador, está tudo controlado”, afirmou o empresário de Casillas, Carlo Cutropía, s obre o incidente.

Nelson Pulga disse que o goleiro estará “plenamente recuperado”, mas que terá que esperar mais tempo para saber se poderá continuar jogando futebol profissionalmente. Os médicos que o atenderam no hospital ressaltam que o mais importante era salvar a vida, esse era o objetivo e isso foi feito. O cardiologista Vasco da Gama afirmou que “o problema se resolveu antes de 90 minutos”.

“Casillas está se recuperando bem, mas é muito cedo para nos pronunciarmos sobre o futuro. Vai depender de muitos fatores, da medicação que precisará, da sua avaliação, não apenas em situação de repouso, mas também com estresse e exercício físico que exige a carreira e da vontade que ele mesmo tenha de continuar. Só depois de ponderar esses fatores, com muita calma e diálogo, se decidirá se quer continuar, mas vai continuar perfeitamente recuperado e reestabelecido, disso temos praticamente certeza”, afirmou Pulga.

No seu Twitter, Iker Casillas tranquilizou os torcedores. “Tudo controlado por aqui, um susto grande, mas com as forças intactas. Muito obrigado a todas as mensagens de carinho”, escreveu o goleiro expanhol, de 37 anos – completará 38 anos no próximo dia 20 de maio.

O Porto divulgou um comunicado para tranquilizar os torcedores do clube e os apaixonados por futebol. “Foi um grande susto para todos nós, acima de tudo para o próprio, mas Casillas está bem, estável e a recuperar como o grande Campeão que é. O goleiro espanhol sofreu um enfarte agudo do miocárdio durante o treino de ontem, inserido na preparação para o jogo contra o Desportivo das Aves (sábado, 20h30), da 32.ª jornada do campeonato. Muita força, Iker! És e serás (para) sempre um dos nossos. Coração de Dragão bate forte”, diz comunicado do clube.

“O mundo, que não só o do futebol, uniu-se num abraço a um dos maiores desportistas da História e as mensagens de apoio são incontáveis e impressionantes. Mas não podia ser de outra maneira. Mais do que todos os troféus conquistados ao longo de uma carreira ímpar e que fala por si, Iker Casillas conquistou o respeito e a admiração de todos aqueles que amam verdadeiramente o futebol, sem exceção. É um privilégio vê-lo vestir a camisola do FC Porto. E nós queremos muito continuar a ser uns privilegiados”, publicou ainda o Porto.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, conversou com o goleiro Iker Casillas e demonstrou a sua solidariedade. Disse, segundo registrado à Agência Lusa, que o jogador está “muito bem disposto e animado”. O presidente telefonou ao jogador do Porto assim que chegou a Portugal, depois de visita à China. O goleiro teria agradecido a atenção do chefe de Estado.