Desde o começo do segundo turno, a Atalanta bate à porta do top quatro do Campeonato Italiano e, nesta segunda-feira, finalmente cruzou a soleira ao ascender à zona de classificação à próxima Champions League. Tudo graças a uma suada vitória por 2 a 0 sobre a Udinese, na qual os gols saíram na reta final da partida.

A Atalanta havia aparecido entre os quatro melhores da Serie A apenas nas duas primeiras rodadas e empatou em pontos com o Milan na 31ª. Poderia ter feito o mesmo, duas partidas atrás, mas ficou no 0 a 0 com o Empoli, apesar de 47 finalizações. Isso aconteceu na rodada passada, quando derrotou o Napoli por 2 a 1, e o Milan empatou com o Parma.

No fim de semana, o time de Gattuso perdeu do Torino por 2 a 0 e abriu a chance para a Atalanta assumir a quarta posição. Mas não foi tão fácil. A Udinese havia perdido seis das últimas sete partidas como visitante, sofrendo um total de 18 gols, mas segurou o 0 a 0 até os momentos finais da partida.

O goleiro Juan Musso teve um grande papel nesse cenário, com sete defesas, mas não deu para defender o pênalti cobrado por Marten de Roon, aos 37 minutos do segundo tempo. Logo em seguida, Pasalic ampliou com um chute desviado da entrada da área.

 

Essa foi a última partida da Atalanta nesta temporada no estádio Azzurri d’i Italia, que será fechado para renovações. Os últimos dois compromissos do clube como mandante, contra Genoa e Sassuolo, serão realizados no Estádio Mapei, em Régio da Emília, onde o próprio Sassuolo manda seus jogos.

A Atalanta nunca jogou a Champions League. Em quarto lugar, tem 59 pontos, um a mais que a Roma. Torino e Milan aparecem na sequência, com 56. E a Lazio tem 55.