A Atalanta ganhou um reforço para o seu setor de meio-campo ofensivo nesta sexta-feira. O clube de Bérgamo anunciou a contratação de Aleksei Miranchuk, de 24 anos, e que estava no Lokomotiv Moscou. O jogador chega por € 14,5 milhões, com valores adicionais como bônus, uma quantia baixa dentro do mercado atual para um jogador ainda jovem e de nível de seleção no seu país. Chega para dar opção a um setor que tinha poucos jogadores com sua característica.

Miranchuk é formado nas categorias de base do Lokomotiv Moscou, onde atuava ao lado do irmão gêmeo, Anton. O jogador fez exames médicos na manhã desta sexta-feira antes de ser confirmado como novo jogador da Atalanta. O clube russo ainda mantém um percentual do jogador em caso de venda futura – o que é uma boa aposta considerando o patamar que o clube atingiu recentemente.

Em outubro o jogador fará 25 anos e deve ser uma opção a Josip Ilicic, que ficou ausente na reta final da campanha dos Bergamascos e fez muita falta. O esloveno ainda está fora do time, resolvendo questões pessoais no seu país antes de voltar à Itália para iniciar a preparação para a nova temporada, que começa no dia 19 de setembro. Canhoto, é um jogador que oferece boa opção para o setor de ataque da Atalanta, ainda mais em um time bastante ofensivo.

Na temporada 2019/20, Miranchuk fez 32 jogos, com 16 gols marcados e cinco assistências. Preferencialmente atuou como meia ofensivo (17 jogos), onde também fez mais gols, 10, e mais assistências, quatro. Pode jogar também aberto pelos lados do campo. Jogou 10 partidas pela direita (quatro gols e duas assistências) e jogou três jogos aberto pela esquerda (um gol e uma assistência). Em uma partida, jogou como segundo atacante, com liberdade no ataque, e marcou um gol. A temporada 2020/21 já começou na Rússia e Miranchuk fez cinco jogos, com dois gols e uma assistência.

No total da sua carreira até aqui, são 228 jogos pelo Lokomotiv Moscou, 43 gols e 45 assistências. Pela seleção russa, tem 25 jogos, com cinco gols e três assistências. Estreou em 2015, ainda com o técnico Fabio Capello, ainda com 19 anos na época. Antes, tinha jogado pelo time sub-21, sub-19 e sub-18.

Esteve no elenco da Copa do Mundo de 2018, jogada na Rússia, e que o time f oi até as quartas de final. Esteve em campo apenas em um jogo naquela Copa, contra Uruguai, o último da primeira fase, quando a Rússia perdeu por 3 a 0. Nos demais jogos, esteve no banco de reservas. Desde o fim da Copa do Mundo, porém, ganhou espaço e tem sido titular do time. É presença constante na equipe atuando como meia ofensivo e, eventualmente, como ponta.

Em um time que tem menos dinheiro que os concorrentes na Serie A, a Atalanta se movimenta bem e adiciona um bom nome ao seu elenco sem gastar muito.