A disputa pelas duas últimas vagas na Champions League da próxima temporada está acirrada na Serie A. Na penúltima rodada disputada neste fim de semana, o Milan venceu o Frosinone, a Atalanta ficou no empate com a Juventus e a Inter foi goleada pelo Napoli. Com isso, os times estão embolados e vão para a última rodada sem poder nem pensar em tropeçar. A Atalanta e a Inter têm 66 pontos, enquanto o Milan tem 65.

O Milan foi o primeiro a entrar em campo. Pegou o Frosinone, já rebaixado, no San Siro. Aproveitou para vencer com alguma tranquilidade. Krzystof Piatek, aos 12 minutos do segundo tempo, marcou 1 a 0. Depois, Suso, em uma cobrança de falta perfeita, marcou 2 a 0 aos 21 e fechou o placar. A vitória levou o Milan a 65 pontos na tabela e o time ficou esperando os jogos de Atalanta e Inter.

Ilicic comemora seu gol pela Atalanta contra a Juventus (Foto: Getty Images)

Em Turim, a Atalanta ficou no empate por 1 a 1, o que levou o time a 66 pontos – deixou para trás a Inter, pelo confronto direto, primeiro critério de desempate. Marcou o primeiro gol aos 33 minutos do primeiro tempo com Josip Ilicic e estava muito perto da classificação ao principal torneio europeu, mas acabou sofrendo o gol de empate na segunda etapa. Mario Mandzukic empatou o jogo aos 35 minutos do segundo tempo, o que levou o time de Bergamo a ficar com 66 pontos.

Lautaro Martínez e Mauro Icardi, da Inter, em jogo contra o Napoli (Foto: Getty Images)

A Inter só dependia de uma vitória para assegurar a classificação antecipada à Champions League, mas o que se viu no estádio San Paolo passou longe de uma vitória interista. O Napooli atropelou em uma goleada por 4 a 1 – que era 4 a 0 até um gol de pênalti de Mauro Icardi, no fim do jogo. Logo a 16 minutos, Piotr Zielinski marcou 1 a 0 em um chutaço de fora da área. Já no segundo tempo, Dries Mertens marcou de cabeça, aos 16 minutos do segundo tempo. A vantagem aumentou ainda mais, aos 26 minutos, com Fabián Ruiz, que ainda marcaria outro aos 33. Icardi descontou aos 36 minutos.

Com a derrota, a Inter continua com 66 pontos e, nos critérios de desempate, fica em quarto lugar, com a Atalanta com a mesma pontuação em terceira. O Milan vem logo atrás com 65. Portanto, o que veremos na próxima semana é a definição de quem serão os dois últimos classificados à Champions League. Atalanta e Inter dependem apenas de si. A Atalanta recebe o Sassuolo em Bergamo. A Inter, por sua vez, recebe o Empoli, que luta contra o rebaixamento – atualmente é o 17º colocado, primeiro time fora das posições de descenso e um ponto à frente do Genoa. Por fim, o Milan enfrenta a Spal fora de casa.

Para o Milan, é preciso vencer o jogo e torcer para que Atalanta ou Inter percam pontos. Se os times empatarem em pontos, vale o confronto direto. A Atalanta leva vantagem sobre a Inter, mas perde do Milan. A Inter leva vantagem sobre o Milan. O empate em pontos só acontece se o Milan empatar o seu jogo e Atalanta ou Inter perderem seus jogos.

Será uma última rodada de tirar o fôlego. Todos os jogos serão disputados no domingo, 26, às 10h, horário de Brasília.