Se fazer filmes de ficção com futebol é uma tarefa difícil, documentários sobre o esporte existem aos montes, muitos com enorme qualidade. Os filmes da Copa do Mundo costumam ser interessantes, não sempre pelo roteiro, mas especialmente por causa das imagens, em geral conseguidas com um acesso que poucos têm. Entre os filmes de Copa, se destaca aquele da Copa 1994, que tem um nome maravilhoso: “Todos os corações do mundo” (“Two Billion Hearts”, em inglês).

O filme tem 101 minutos, narração em português e foi lançado no Brasil em 25 de janeiro de 1996, segundo a Cinemateca, ainda que o filme seja de 1995. A narração em português é de Antonio Grassi, enquanto em inglês quem narra é Liev Schreiber. O filme trata sobre o futebol nos Estados Unidos naquela época, o desconhecimento dos americanos com o esporte, as Eliminatórias para o torneio, a fase de grupos, as fases eliminatórias e sempre passando por dentro e também fora de campo.

O filme já esteve no catálogo do Netflix, atualmente está na Amazon Prime Video, mas não no Brasil. No Youtube ainda é possível assistir a esse documentário, ainda que em baixa qualidade. Esperamos que em breve o filme volte a estar disponível em alguma plataforma para podermos assistir em qualidade melhor. Enquanto isso, o vídeo no Youtube ainda pode ser assistido por aqui:

Direção: Murillo Sales. Produção: Leonardo Gryner, Carlos Roberto Osório, Sérgio Villela Produção Executiva: Mauro Rychter, Richard A. Levine Roteiro: George Vecsey. FotografiaCarlos Pacheco, César Charlone, José Roberto Eliezer, Lucio Kodato, Pedro Farkas. Edição: José Rubens Hirsch. Narração: Antonio Grassi.