Ásia/OceaniaMundial de Clubes

Western Sydney Wanderers se torna o primeiro australiano campeão da Ásia

Um time australiano já bateu na trave uma vez para conquistar o título da Liga dos Campeões da Ásia. Foi em 2008, quando o Adelaide United foi derrotado pelo Gamba Osaka. Desta vez, o time que chegou à decisão pode ser considerado um fenômeno. Criado em abril de 2012, o time conquistou o campeonato australiano, a A-League, no seu primeiro ano de disputa, 2012/13, e ainda foi finalista em 2014. Foi à Liga dos Campeões da Ásia e conquistou, no sábado, o seu primeiro título internacional – e o primeiro de um time da Austrália – ao empatar com o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 0 a 0. Como tinha vencido o primeiro jogo por 1 a 0 em casa, o time conquistou o título.

ÍDOLO: Thiago Neves está perto de superar Rivellino. Pelo menos para os loucos pelo Al Hilal
ENTREVISTA: [Entrevista] Digão: “A pressão no Al Hilal é como se fosse em Fla, Flu ou Corinthians”
MOSAICO: O mundo árabe não tem torcida? Então olha só o mosaico do Al Hilal

Não foi uma missão fácil. Como já mostramos aqui, o Al Hilal tem uma das torcidas mais fanáticas da Ásia.Diante de 63.763 pessoas no estádio King Fahd International, em Riad, o time australiano tinha que segurar a equipe que tinha Thiago Neves do outro lado. E como era de se esperar, a pressão foi toda dos sauditas. O tempo todo em cima dos australianos, o time perdeu diversas chances. O Western Sydney Wanderers se segurou praticamente o jogo inteiro na defesa, se salvou de chances incríveis perdidas pelos sauditas e levantou a taça pela primeira vez.

Os australianos, que tem o brasileiro Vitor Saba no elenco, vão ao Marrocos jogar o Mundial de Clubes. Um time com menos de três anos de vida vai ao Mundial de Clubes e pode até ter que enfrentar os neozelandeses do Auckland City, quase um participante permanente da competição. Ao contrário da Austrália, que passou a integrar a Ásia para o mundo do futebol, os neozelandeses ainda são semi-profissionais e disputam as competições pela Oceania. Só de entrar em campo no Mundial de Clubes, os australianos estarão fazendo história. Será a primeira vez desde que o novo formato do Mundial passou a vigorar, em 2005, que um time australiano disputará a competição. Em 2000, na primeira versão do Mundial organizado pela Fifa, o time australiano South Melbourne representou a Oceania. Desta vez, o Western Sydney Wanderers representará a Ásia.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo