Ásia/OceaniaMundial de Clubes

Western Sydney Wanderers se torna o primeiro australiano campeão da Ásia

Um time australiano já bateu na trave uma vez para conquistar o título da Liga dos Campeões da Ásia. Foi em 2008, quando o Adelaide United foi derrotado pelo Gamba Osaka. Desta vez, o time que chegou à decisão pode ser considerado um fenômeno. Criado em abril de 2012, o time conquistou o campeonato australiano, a A-League, no seu primeiro ano de disputa, 2012/13, e ainda foi finalista em 2014. Foi à Liga dos Campeões da Ásia e conquistou, no sábado, o seu primeiro título internacional – e o primeiro de um time da Austrália – ao empatar com o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 0 a 0. Como tinha vencido o primeiro jogo por 1 a 0 em casa, o time conquistou o título.

ÍDOLO: Thiago Neves está perto de superar Rivellino. Pelo menos para os loucos pelo Al Hilal
ENTREVISTA: [Entrevista] Digão: “A pressão no Al Hilal é como se fosse em Fla, Flu ou Corinthians”
MOSAICO: O mundo árabe não tem torcida? Então olha só o mosaico do Al Hilal

Não foi uma missão fácil. Como já mostramos aqui, o Al Hilal tem uma das torcidas mais fanáticas da Ásia.Diante de 63.763 pessoas no estádio King Fahd International, em Riad, o time australiano tinha que segurar a equipe que tinha Thiago Neves do outro lado. E como era de se esperar, a pressão foi toda dos sauditas. O tempo todo em cima dos australianos, o time perdeu diversas chances. O Western Sydney Wanderers se segurou praticamente o jogo inteiro na defesa, se salvou de chances incríveis perdidas pelos sauditas e levantou a taça pela primeira vez.

Os australianos, que tem o brasileiro Vitor Saba no elenco, vão ao Marrocos jogar o Mundial de Clubes. Um time com menos de três anos de vida vai ao Mundial de Clubes e pode até ter que enfrentar os neozelandeses do Auckland City, quase um participante permanente da competição. Ao contrário da Austrália, que passou a integrar a Ásia para o mundo do futebol, os neozelandeses ainda são semi-profissionais e disputam as competições pela Oceania. Só de entrar em campo no Mundial de Clubes, os australianos estarão fazendo história. Será a primeira vez desde que o novo formato do Mundial passou a vigorar, em 2005, que um time australiano disputará a competição. Em 2000, na primeira versão do Mundial organizado pela Fifa, o time australiano South Melbourne representou a Oceania. Desta vez, o Western Sydney Wanderers representará a Ásia.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!