Diversos astros do futebol têm se mobilizado nas campanhas de combate à pandemia de coronavírus, seja com doações ou vídeos de conscientização. Asamoah Gyan, no entanto, preferiu usar sua idolatria entre os torcedores ganeses de maneira mais incisiva. O maior artilheiro africano das Copas do Mundo saiu às ruas do país para conversar com a população, sobretudo em comunidades carentes, e distribuiu materiais básicos de proteção e higiene.

Gyan não estava sozinho. Ao seu lado, o vice-Ministro da Saúde e uma deputada local também conversavam com os cidadãos. Além de explicarem a importância da higienização e do isolamento, também entregaram gratuitamente máscaras, álcool, desinfetantes, sabonetes, lenços de papel, galões de água e lixeiras. Conforme o atacante, que atuou na Super League Indiana durante os últimos meses, ele também realizará doações a hospitais em Gana.

Anteriormente, Gyan já tinha usado as redes sociais, pedindo apoio a outros famosos de Gana e dando dicas: “Como um ícone, as pessoas me admiram. Este é o momento em que peço às celebridades, a todos os afortunados, a todos aqueles que querem devolver à sociedade: vamos ajudar. Esse é o momento em que as pessoas precisam de nós. Vamos fazer isso para ajudar o governo, porque o governo não pode fazer isso sozinho. É nossa vida, temos que proteger a todos e a cada um”.

“Medo não é o que precisamos agora, mas sermos responsáveis sim. A melhor maneira de permanecer seguro é ficando em casa. Quando você pode lutar contra um inimigo invisível sozinho, esta é a coisa mais fácil a se fazer. Água, sabão, lavar as mãos, distanciamento social, apreciar um ao outro. É superável”, escreveu o atacante, em outra postagem.

No momento, Gana possui 136 casos confirmados do coronavírus e quatro mortes. É o quinto país da África com o maior número de registros e o primeiro colocado na África Subsaariana – todos os outros estão localizados na costa do Mediterrâneo. A maior parte de testes positivos se concentra entre viajantes que entraram no país, 78 no total. O governo ganês já tomou medidas de mitigação, como a proibição das aglomerações públicas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

@asamoah_gyan3 dashing hand sanitizers to kids at Mallam Gbawe where he grew up just for them to stay safe in this time of coronavirus outbreak

Uma publicação compartilhada por Zionfelix.com (@zionfelixdotcom) em