Apresentação da Sportlight: Agência de Jornalismo Investigativo

O jornalista e historiador Lúcio de Castro apresenta seu projeto ‘Sportlight’, cujo nome é um jogo de palavra e uma alusão ao filme ganhador do Oscar 2016 ‘Spotlight: Segredos Revelados’. Lúcio conta que sua proposta é a de unir especificamente o exercício do jornalismo de investigação ao esporte brasileiro.

Há 50 anos, o Bangu, treinado por um argentino, festejava o último Cariocão não ganho pelos 4 grandes

Com colaboração de Caio Brandão, Emmanuel do Valle escreve no Futebol Portenho sobre o segundo título do Bangu no Campeonato Carioca, há cinco décadas. Como o site é especializado em futebol argentino, o enfoque do texto é o técnico Alfredo González, nascido no país.

Canelas 2010, o adversário que ninguém quer enfrentar

No El País Brasil, é narrada um pouco da história do Canelas 2010, um time português formado por vários torcedores radicais do Porto. O texto traduzido do autor Juan Cudeiro revela o fato de 12 dos 13 rivais da equipe na liga que disputam terem preferido perder por W.O. e pagar multa.

O rei dos neologismos

No Quattro Tratti, o colunista Nelson Oliveira apresenta uma breve biografia e curiosidades sobre Gianni Brera, o mais importante jornalista esportivo que a Itália já teve e, como o autor descreve no texto, “o rei dos neologismos, que é, para a Itália, o que Nelson Rodrigues ou João Saldanha são para o Brasil”.