O técnico Mikel Arteta comemorou muito a conquista do seu primeiro título como treinador. Ele assumiu o posto de treinador do Arsenal em dezembro, e este é o seu primeiro trabalho neste cargo. Os Gunners tiraram o badalado Manchester City no caminho, do seu mentor Pep Guardiola. Depois da conquista do título após a vitória sobre o Chelsea por 2 a 1, o treinador comentou sobre Pierre-Emerick Aubameyang, o capitão, destaque e que tem o seu futuro ainda indefinido.

Quando perguntado se era o maior momento da sua carreira, o técnico concordou. “Eu acho que sim. Eu estou realmente orgulhoso do que nós conseguimos e eu sei o quanto é difícil e tudo pelo que passamos”, declarou Arteta.

“Para mim, pessoalmente, tem sido duro nos últimos seis meses por muitas razões que aconteceram nas nossas vidas, mas eu tinha uma missão quando eu vim para cá, que era fazer os jogadores e a comissão técnica acreditarem que podiam fazer isso [conquistar um título]”, declarou ainda o jogador.

“Nós tivemos que mudar a nossa energia e nossa mentalidade e vê-los no vestiário, todos juntos e aproveitando, me deixa muito orgulhoso e é uma consequência disso. Nós podemos conseguir coisas e ganhar títulos juntos”, continuou o treinador.

Um dos pontos cruciais no projeto do Arsenal é a permanência do capitão Pierre-Emerick Aubameyang. O atacante tem contrato apenas até o final da próxima temporada, em junho de 2021. Arteta, porém, tem esperanças de conseguir convencer o jogador a permanecer no clube.

“Eu espero que haja [novidades na próxima semana]. Tudo está baseado nas minhas conversas com ele, como ele vê o futuro e o que eu espero dele e o time que eu quero construir ao redor dele”, explicou ainda Arteta. “As conversas são com pessoas que são influentes em volta dele. O clube o respeita e o admira. Os jogadores estão todos o apoiando e nós conhecemos os jogadores que nós temos e nós temos que valorizá-lo. Se chegarmos todos esses pontos, acho que conseguiremos um acordo com ele”.

Um dos pontos comentados foi Aubameyang ter derrubado o troféu na hora de pegar para levantar. O momento gerou risadas dos próprios jogadores. “Ele precisa de mais experiência com troféus… Nós podemos fazer ele se acostumar com isso!”, brincou Arteta.

“Grandes jogadores requerem grandes momentos de grandes jogadores. Ele entregou isso na semifinal e ele fez isso novamente na final e é por isso que você pergunta sobre esses jogadores”, declarou o treinador. “Alguns questionavam se ele poderia fazer isso nos grandes jogos, mas ele tem uma grande participação em conquistar este troféu. Nós estamos muito orgulhosos em ter um jogador como ele no nosso elenco”.

Mikel Arteta fez elogios a duas pessoas da comissão técnica do Manchester City, com quem trabalhou, pelo seu desenvolvimento como treinador. Além de Pep Guardiola, o técnico e chefe da equipe, Lorenzo Buenaventura, preparador físico, que ele descreveu como “duas figuras chave” para se desenvolver.

“Eles acreditaram em mim e eles sempre me deram incríveis oportunidades para trabalhar com ambos”, disse Arteta. “Eu sei que eu não estaria sentado aqui hoje sem eles. Nós tivemos uma incrível jornada juntos e sempre eles me deram oportunidade de decidir o meu futuro. Não foi um momento fácil [deixar o Manchester City], mas eu tenho que agradecê-los por tudo. Quando eu entrei pelas portas, eu entendi completamente as necessidades deste clube. Eles estão muito altos e eu queria realizar essas demandas”.

“Eu sabia quais eram as expectativas – ganhar este título é absolutamente para os torcedores. Espero que eles possam aproveitar este sucesso juntos enquanto mantêm o distanciamento social, porque isso é para eles”, declarou ainda Arteta.

“Eu sabia os desafios que ia enfrentar no dia que eu tomei a decisão de vir para cá e a expectativa que nós sempre teremos que ter porque a história e o legado deste clube são incríveis”, continuou o treinador. “Este é o primeiro troféu, vamos aproveitar isso hoje [sábado], e há um longo caminho para melhorar em muitas outras coisas, mas é algo que eu estou muito orgulhoso. Nós mudamos muitas coisas e desde que nos juntamos aos jogadores, eles têm sido fantásticos”.

“Eu tenho que agradecer às pessoas lá em cima, que me deram a oportunidade de representar e dirigir este incrível clube de futebol. Eu tenho que agradecê-los pelo apoio e a confiança”, concluir Arteta.

A próxima temporada da Premier League começa no dia 12 de setembro. O Arsenal estará na próxima Liga Europa com o título da Copa da Inglaterra, entrando direto na fade de grupos do torneio europeu.