Arsenal é o primeiro clube da Premier League a aderir à iniciativa da ONU sobre mudanças climáticas

Iniciativa busca enfrentar mudanças climáticas ao fazer comunidade esportiva global a cumprir as metas do Acordo de Paris

O Arsenal aderiu à iniciativa da ONU que visa combater as mudanças climáticas, se unindo a dezenas de entidades esportivas, como Fifa e Uefa, FA, DFB, La Liga, além da Fórmula 1, NBA e NFL. É o primeiro clube da Premier League a aderir à iniciativa. A UN Sports for Climate Action Framework trabalha para que a comunidade esportiva participe da ambição de atingir a neutralidade climática em 2050, aderindo às metas do Acordo de Paris.

[foo_related_posts]

Entre os clubes que já aderiram, estão Sporting, de Portugal, Juventus, Brynäs IF, da Suécia, Los Angeles Galaxy e se une ao primeiro britânico a aderir, o Forest Green Rovers, que atua na quarta divisão do país. A lista de clbes continua com Portland Timbers e Thorns, Wolfsburg e Hibernian.

“O Arsenal está comprometido em liderar o caminho da sustentabilidade entre os clubes da Premier League e estamos orgulhosos de ser o primeiro clube [da Premier League] a assinar à iniciativa”, diz Hywel Sloman, diretor de operações do Arsenal. “Juntos com nossos parceiros, nós já implementamos várias práticas ambientalmente corretas pelo clube. Nós continuaremos a usar o poder e alcance do Arsenal para inspirar nossas comunidades globais e impulsionarmos em direção a um futuro mais sustentável”.

A iniciativa visa atingir os objetivos aderindo a cinco princípios: empreendendo esforços sistemáticos para promover maior responsabilidade ambiental, reduzindo o impacto geral do clima, educando sobre a ação climática, promovendo o consumo sustentável e responsável, e defendendo a ação climática por meio da comunicação.

“O futebol inspira tantos de nós ao redor do mundo e há um potencial notável para o esporte se tornar mais verde, mais resiliente climaticamente e liderar o exemplo para milhões de torcedores globais”, afirmou Lindita Xhaferi-Salihu, chefe dos Sports pela Mudança Climática na ONU. “Nós estamos felizes em dar as boas-vindas ao Arsenal como primeiro time da Premier League para aumentarmos a consciência sobre as mudanças climáticas e usarmos essa oportunidade de fazer diferença juntos”.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é um dos signatários da iniciativa, que conta ainda com a CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe). O Arsenal é a 166ª entidade esportiva a aderir à iniciativa.